Uma internauta do município de Uruará (PA) passa por situação desagradável pela segunda vez, a de ter sua conta do Instagram hackeada. Na primeira vez ela perdeu quase 10 mil seguidores e nesta segunda vez ocorrida na tarde desta segunda-feira, 04, a uruaraense perdeu mais de 2 mil. Os criminosos estão usando a conta da jovem de 21 anos para aplicar golpe num suposto esquema de pix e também para pedir dinheiro. O criminoso se passa pela vítima e usando o perfil ‘clarici.machado’ envia mensagens para os contatos da conta, como é possível ver na imagem a seguir:
Para a nossa reportagem a uruaraense diz que não havia cadastrado a verificação de dois fatores em sua conta. Ela comenta revoltada sobre todo o ocorrido. “É a segunda vez que isso acontece. A primeira conta que eu perdi já estava com quase 10 mil seguidores e essa conta de agora eu estava com mais de 2 mil, e eu tinha começado do zero de novo e aí perdi tudo. E eu não sei o que fazer para recuperar. O pior é que dessa vez estão pedindo dinheiro em meu nome. Teve um amigo meu que já caiu no golpe. Mas não sou eu que estou mandando mensagem. Se o meu perfil do insta te mandar uma mensagem não responda porque não sou eu”, alertou a jovem.
Até a noite desta segunda, 04, uma pessoa já havia caído no golpe dos criminosos perdendo 550 reais.
Conta hackeada, não siga nem responda mensagens
“Agora eu vou dar um tempo do Instagram, porque já são duas contas minhas hackeadas. E eu não tinha ativado a verificação de dois fatores na minha conta. Eu só não quero que mais pessoas caiam no golpe que essas pessoas estão aplicando usando o meu perfil”, concluiu Clarice.
Ao tentar recuperar a conta Clarice não consegue receber o código enviado pelo Instagram porque os criminosos já trocaram o número de contato para receber o código.
"Quando eu tento entrar na minha conta pedi isso, mas esse não é o meu número"
Autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é uma camada extra de proteção que pode ser ativada em contas online. Também conhecido pela sigla 2FA, o recurso insere uma segunda verificação de identidade do usuário no momento do login, evitando o acesso às contas mesmo quando a senha é vazada.
A principal ideia por trás da autenticação de duas etapas é dificultar o acesso à conta. Mesmo que a senha seja hackeada ou o telefone roubado, dificilmente outro usuário conseguirá entrar nos seus perfis, porque ele não terá informações do segundo fator.
Para não cair em golpes, é importante nunca compartilhar o código recebido com terceiros. É comum que criminosos entrem em contato com vítimas alegando motivos falsos para solicitar um código enviado por SMS. Caso o usuário forneça os números, pode perder acesso a contas de serviços importantes, incluindo o WhatsApp.