Quinta, 19 de Maio de 2022
29°

Pancada de chuva

Uruará - PA

Região Xingu Serviço Militar

78 jovens recebem certificado reservista na Junta Militar em Uruará

Foi a 3ª entrega do ano

20/04/2022 às 09h26
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
Compartilhe:
78 jovens recebem certificado reservista na Junta Militar em Uruará

No início da manhã desta quarta-feira, 20, a Junta do Serviço Militar da cidade de Uruará (PA), entregou o certificado de reservista a 78 jovens em solenidade com juramento a bandeira. A data para a entrega do documento foi escolhida em homenagem ao dia do Exército comemorado na terça-feira, 19 de abril.

Esta foi a 3ª entrega do documento reservista realizada no ano de 2022 em Uruará.

O Auxiliar da Junta Militar Erinaldo Holanda, falou sobre a realização da solenidade. “Começamos a fazer a entrega por volta das 7 horas da manhã, a turma já estava aqui presente. Houve o juramento a bandeira e a entrega do certificado de reservista. Além dos jovens do município nós também recebemos jovens de municípios como Medicilândia, Placas, Brasil Novo e de outros municípios da Transamazônica, que procuram a junta militar para receber seu certificado ou regularizar sua situação junto ao exército”, destacou o auxiliar.

A Junta do Serviço Militar de Uruará tem como secretário responsável, José de Aquilino. “A classe de 2004, ou seja, os jovens que completam 18 anos em 2022 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar, que atualmente é feito pela internet”, informou o secretário.

Alistamento Militar

O ingresso nas Forças Armadas brasileiras é realizado por meio de concurso público e também pelo alistamento militar obrigatório - uma exigência da Constituição Federal para homens que completam 18 anos. No entanto, não há mais a necessidade de se apresentar presencialmente à Junta de Serviço Militar. É possível fazer o alistamento militar online.

Desta forma, homens que vão ganhar a maior idade em 2022 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar online, preferencialmente no site alistamento.eb.mil.br. Também é possível fazer a inscrição pelo celular, instalando o aplicativo de alistamento. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Seja qual for a forma escolhida, é preciso estar com os seguintes dados e documentação em mãos na hora do alistamento militar online:

CPF; carteira de identidade ou carteira de trabalho; comprovante de endereço com CEP; e-mail; e telefone.

Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas.

Além de multa de R$ 5,24, quem não se alistar no prazo ficará em situação irregular com o Serviço Militar e estará impedido de:

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias