Quinta, 19 de Maio de 2022
29°

Muitas nuvens

Uruará - PA

Política Defesa de animais

Pará: Aprovado Código Estadual de Proteção aos Animais

proiO texto aprovado proíbe a soltura de fogos de artifícios com estampidos ou com estouro

20/04/2022 às 18h25
Por: Joabe Reis Fonte: Alepa
Compartilhe:
Pará: Aprovado Código Estadual de Proteção aos Animais

Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) ocorrida na terça – feira (19), foi aprovado o Projeto de Lei 375/2021, que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais com objetivo de propor normas para a proteção, defesa e preservação dos animais no Estado do Pará.

O projeto busca, acima de tudo, combater os crimes de maus tratos e garantir respeito e dignidade aos animais do estado, incluindo os animais domésticos e silvestres.

Outros aspectos que merecem destaque são as proibições da soltura de fogos de artifícios com estampidos ou com estouro, que não são visuais e a utilização da tração animal nas zonas urbanas. Os ruídos desses tipos de fogos podem alcançar de 150 a 175 decibéis. Contudo, o limite suportado pelo ser humano é de 120 a 140 decibéis.

A proposta também cria o Programa de Proteção à Fauna Silvestre a ser implementado em todo os municípios paraenses, que entre outras responsabilidades, terá que promover a integração dos serviços de normatização, fiscalização, de manejo da fauna silvestre, além de criar centros específicos e elaborar planos de manejo. 

Durante a sessão, um grupo defensores dos animais acompanhou a votação do código. Na opinião da responsável pelo abrigo Au Family, Raquel Viana, o projeto se reafirma como uma política de proteção para garantir os direitos dos animais. Ela acolhe mais de 1.100 animais, entre gatos e cachorros e 13 cavalos no Distrito de Outeiro.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Belém - PA
Belém - PA
Sobre o município Belém é um município brasileiro e capital do estado do Pará, situado na região Norte do país. A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelos portugueses, desenvolvendo-se às margens da baía Guajará.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias