O governador Helder Barbalho e o presidente do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Paulo Bezerra entregaram, na tarde desta quarta-feira (27), a Agência Transfusional (AT) que vai funcionar no interior do Hospital Geral de Altamira, no sudoeste paraense, que fará, em média, 100 transfusões ao mês. Essa é a 7ª AT inaugurada pela atual gestão.
A entrega marca uma importante parceria com a Prefeitura Municipal. O governador do Estado, Helder Barbalho, classificou a entrega como importante para os pacientes que necessitam de transfusões no município. “O HGA ganha sua AT. Isso permitirá o atendimento transfusioal com garantia de oferta e acima de tudo, de preservação de vidas. Eu festejo essa parceria com a prefeitura, um investimento que estamos implementando nas diversas regiões do Estado, descentralizando o atendimento do Hemopa e oferecendo celeridade na oferta desse bem à população”.
Essa ação faz parte do projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. Somente neste governo, foram entregues sete Agências Transfusionais: no Hospital Municipal de Uruará, no Hospital Municipal em Jacareacanga, Hospital Municipal em Santarém, no Hospital Materno Infantil em Marabá, no Hospital Regional Abelardo Santos em Belém e no Hospital Regional em Itaituba.
A nova Agência Transfusional será abastecida pelo Hemonúcleo de Altamira. A unidade conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer - 30°, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho-maria.
A Unidade garante a cobertura transfusional nos municípios de Brasil Novo, Pacajá, Anapú, Vitória do Xingu, Medicilândia, Senador José Porfírio e Porto de Moz.