Domingo, 26 de Junho de 2022
27°

Pancada de chuva

Uruará - PA

Cultura A volta

Uruará: Arraial marcará retomada da cultura no pós pandemia

Evento cultural acontece nos dias 20 e 21 de maio

17/05/2022 às 15h23 Atualizada em 17/05/2022 às 18h03
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
Compartilhe:
Uruará/1º FESTIVAL DA SUCURIJU: ano 2012
Uruará/1º FESTIVAL DA SUCURIJU: ano 2012

A cultura é a identidade de um povo, norteia costumes e pode direcionar o rumo a ser tomado. Porém, durante a pandemia de covid-19, essa identidade ficou atrás de máscaras, isolada, e longe dos olhos famintos da multidão sedenta por entretenimento ao vivo e a cores. Mas agora vai, ao que tudo indica, finalmente será retomado o calendário cultural no município de Uruará (PA). Shows e eventos culturais particulares isolados já estão acontecendo desde o início de 2022. Com a chegada da vacina, aos poucos a população passou a se sentir mais segura para retomar a sua "normalidade", bem como a saber conviver melhor com a presença da covid-19. Após o ultimo decreto municipal que desobrigou o uso de máscaras em espaços abertos, a cultura pode enfim respirar para a retomada de suas atividades presenciais.

E para reacender a fogueira da criatividade, afervorando o espírito produtivo, será realizado o Arraial da Cultura, numa praça particular aberto ao público em geral. O local, data e hora já estão marcados: 20 e 21 de maio a partir das 19 horas, na Avenida Goiás, esquina com a Avenida Central, centro da cidade.  

Local onde o Arraial deve acontecer

"Os eventos culturais voltam a ser realizados e com isso os artistas e produtores culturais  reiniciaram suas ações que geram arte, emprego, renda, lazer e alegrias ao povo uruaraense. Sendo assim, precisamos nos organizar enquanto grupos articuladores e promotores de arte e cultura no município de Uruará. Já estamos realizando alguns eventos populares, por meio da SELCTUR, logo iremos iniciar uma discussão sobre a regulamentação e implantação do Sistema Municipal de Cultura, feito que cabe a todos os fazedores de cultura de Uruará", diz Deney Licínio, um dos coordenadores do evento. 

O Arraial terá Feira de Artesanato, Danças, Comidas Típicas e Shows ao vivo com cantores locais, entre outras atrações.

"Como o nosso município tem um calendário cultural composto por vários eventos públicos e privados, já é bom nos prepararmos para um ano com maravilhosos eventos como as festas juninas, festivais folclóricos, festas de igrejas, EXFAU, eventos esportivos, entre outros. Eventos que irão proporcionar, trabalho, renda, desenvolvimento, progresso e felicidade ao nosso povo uruaraense", finalizou Deney.

As manifestações culturais estão emergindo novamente após 2 anos de pandemia, período esse que fez com que os diversos artistas e produtores culturais fossem, de forma abrupta, forçados a parar com as suas ações e realizações de eventos das mais diversas manifestações multiculturais pelo mundo, no Brasil, no Pará e no nosso município de Uruará. A expectativa é que a cultura volte cada dia mais fortalecida. Viva a cultura!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uruará - PA
Uruará - PA
Sobre o município Cidade de Uruará, é uma cidade da Região do Xingu, no sudoeste do Pará, que tem como forte da economia o cacau e a pecuária. O município conta com grandes atrativos turíscos da natureza, como rios, cavernas, trilhas e floresta amazônica.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias