Domingo, 26 de Junho de 2022
26°

Pancada de chuva

Uruará - PA

Esportes MMA Profissional

Ex-aluno de escola de jiu-jitsu em Uruará (PA) vence luta de MMA profissional na cidade de Curitiba (PR)

Kalleb Maia fez a sua 2ª luta como profissional conquistando sua primeira vitória

31/05/2022 às 20h26 Atualizada em 01/06/2022 às 10h54
Por: Joabe Reis Fonte: Da Redação
Compartilhe:
Kalleb após o combate
Kalleb após o combate

O esporte tem a capacidade de transformar vidas e oferece a possibilidade de realizar sonhos e até pode proporcionar a liberdade financeira. E é trilhando o caminho para o sucesso que o atleta de jiu-jitsu, Kalleb Maia, de 30 anos, começou a competir profissionalmente como lutador de MMA (mixed martial arts - artes marciais mistas). Integrante da equipe Team Bronx da cidade de Cascavel (PR), Maia que já morou por cerca de 15 anos na cidade de Uruará (PA), vem apresentando um excelente desempenho no octógono. Na sua segunda luta como profissional duelada no dia 29 de maio, o lutador uruaraense de coração conquistou a primeira vitória. Kalleb finalizou imobilizando no solo o seu oponente, Tiago ‘Ninja’ Araújo, de 34 anos. O combate aconteceu na 7ª edição do Cidade da Luta, realizado na cidade de Curitiba (PR).

Kalleb falou conosco sobre a sua primeira vitória. “Foi uma luta e tanto, viu. Como eu moro em Cascavel e as lutas acontecem em Curitiba, o deslocamento até lá é um desafio à parte. Quem acompanha o mundo das lutas MMA sabe que a gente passa por um processo de corte de peso e desidratação para conseguir manter a etapa de definição da categoria que vai competir. E fazer todo esse trajeto às vezes é um desafio a mais, mas foi muito bom. Não foi um problema dessa vez, tanto que conseguimos sair de lá (da gaiola de combate) com a vitória. O meu ponto forte e também da nossa equipe é o trabalho de chão, e essa técnica eu comecei a desenvolver em Uruará mesmo com o professor Amarildo e o professor Nilson. Não era o foco imobilizar o adversário no solo, a gente tinha programado a tática de tentar finalizar a luta em pé, mas acabou acontecendo de a luta terminar no chão. Gosto de finalizar imobilizando, mas cada dia mais eu tenho criado carinho e apreço pela parte de porrada, trocar soco, chute, é um pouco viciante... Não planejei a finalização no solo, mas graças a Deus veio a finalização no solo e eu ganhei a luta”.


O vencedor da noite também destaca a sua equipe. “A equipe Team Bronx ela é uma parceria aqui em Cascavel e em outras cidades. E aqui em Cascavel eu treino com o professor Marcelo, que também me dá aula de jiu-jitsu. E essa parceria com Team Bronx foi feita alguns anos atrás. Tem o professor Vinna que reside em Curitiba e sempre nos recebe muito bem lá e faz todo um trabalho de acompanhamento e inclusive hoje é o nosso representante e consegue as lutas. Ele já lutou e teve muito sucesso no UFC e para nós, ter ele na equipe é uma conquista muito grande”.

Ele também nos fala sobre sua trajetória no mundo das artes marciais. “Quando eu comecei a fazer artes marciais eu não tinha pretensão de lutar em competições, mas foi acontecendo. Comecei treinando karatê com o professor Nilson, sempre deixando muito claro que não pretendia competir porque eu venho de uma família religiosa bem tradicional e essa questão de agredir, socar, bater em alguém meu pai sempre foi muito contra. E eu não sabia diferenciar a parte de esporte de luta, da agressão física violenta. Mas com o passar dos anos na escola a gente vai percebendo que não tem nada a ver, porque existe regras, proteção e todo um acompanhamento nas lutas em competições esportivas. Depois de um tempo no karatê eu passei para o jiu-jitsu e me apaixonei por essa modalidade e assim comecei a treinar com o professor Amarildo. E quando aconteceu o evento Uruará Fight eu acabei participando e sendo o campeão. Depois as coisas foram acontecendo e ao longo da caminhada eu fui amadurecendo. E essa luta do domingo (dia 29/05) foi a minha segunda luta profissional, sendo a minha primeira vitória. Antes eu precisei fazer muitas lutas amadoras para conseguir galgar a condição de competir como profissional, é um processo necessário. Então nessa segunda luta profissional eu consegui imprimir toda a minha técnica que eu adquiri ao longo dos anos e agora espero que venham outras lutas”, contou.

Válida pela categoria até 77 kg a luta Kalleb Maia vs Tiago ‘Ninja’ Araújo, foi o destaque da noite no 7º Cidade da Luta realizado na cidade de Curitiba (PR). Kalleb venceu por finalização aos 4:25m do segundo round ao imobilizar no solo o seu opositor.

Momento dos seguidos golpes da vitória

Kalleb Maia treinou jiu-jitsu de 2013 a 2017 na academia Taysan em Uruará, e antes já havia praticado karatê na mesma academia. Hoje em dia usa os conhecimentos adquiridos em solo uruaraense para potencializar o seu poder de luta.

Como sonho o ex-morador de Uruará projeta alcançar o topo da arte marcial que é fazer parte do UFC. “Estou realizando o sonho de ser atleta profissional, mas o meu objetivo futuro é chegar ao UFC. Hoje talvez seja o sonho mais alto que um lutador pode sonhar, alcançar o hall da fama, UFC, ter uma independência financeira... Não é fácil chegar até lá. São muitas pessoas buscando esse mesmo objetivo. A diferença é o esforço, é uma oportunidade, é Deus iluminar a pessoa, tem uma série de coisas que podem contribuir e eu pretendo continuar lutando, gosto do que eu faço. Eu tenho a consciência de que eu posso ter começado tarde, mas isso não está me impedindo de aspirar sucesso na carreira profissional. Até aonde eu vou chegar eu não sei. Mas eu sei onde eu quero chegar e vou fazer tudo quanto for possível para chegar lá onde eu quero, mas independente disso eu quero curtir a caminhada, o aprendizado, os amigos, os profissionais que a gente vai conhecendo pelo caminho, isso já é parte de um prêmio muito bom”.

Kalleb e sua equipe Team Bronx

O lutador chegou com a família a cidade de Uruará aos 9 anos de idade, onde estudou em escolas públicas como Ângelo Debiase, Instituto e Melvin Jones, e deixou a cidade há 6 anos quando tinha 24 anos de idade. “Quase sempre nas minhas férias eu retorno a Uruará para visitar. Eu tenho meus pais, minha filha e tenho amigos que moram aí. Gosto muito da minha cidade”, concluiu Kalleb.

Siga o perfil do lutador no Instagram @calebe_maia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Curitiba - PR
Curitiba - PR
Sobre o município Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias