Segunda, 28 de Abril de 2025
21°C 31°C
Uruará, PA
Publicidade

Lula assina decreto que reduz acesso a armas no Brasil

Medida suspende o registro de novos armamentos para Caçadores, Atiradores e Colecionadores e abertura de clubes de tiro

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Da Redação
02/01/2023 às 08h44 Atualizada em 02/01/2023 às 10h23
Lula assina decreto que reduz acesso a armas no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que inicia o processo de reestruturação da política de controle de armas no país. Na prática, a medida reduz o acesso às armas e munições. Eis a íntegra (174 KB) publicada na edição desta 2ª feira (2.jan.2023) do Diário Oficial da União. O decreto suspende o registro de novas armas de uso restrito de CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). Interrompe também as autorizações de novos clubes de tiro.

As medidas foram assinadas neste domingo (1º.jan.2023), depois da cerimônia de posse do presidente. Em discurso, ele falou que faria um revogaço das medidas que aumentaram o acesso às armas. O decreto condiciona a autorização de porte de arma à comprovação de necessidade. O texto determina também o recadastramento das pessoas que têm acesso ao Sinarm (Sistema Nacional de Armas). O processo será feito em 60 dias para todas as armas adquiridas a partir da edição do decreto nº 9.785/2019.


O texto proíbe o transporte de arma municiada, a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos e a redução de 6 para 3 na quantidade de armas para o cidadão comum. Lula criará um grupo de trabalho que terá 60 dias para apresentar uma proposta de nova regulamentação do Estatuto do Desarmamento.

Revogado decreto da mineração ambiental

Em seu primeiro dia de governo, Lula também revogou o decreto criado por Bolsonaro que permitia a "mineração artesanal" em terras indígenas e zonas de proteção ambiental. A medida era denunciada por ativistas, ambientalistas e governos estrangeiros como uma forma de legalizar o garimpo.

As informações são do https://www.poder360.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias