Os 41 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) tomarão posse nesta quarta-feira (01.02) em cerimônia que será realizada a partir das 9h no Palácio da Cabanagem. Destes, 18 ocuparão a cadeira pela primeira vez e o representante da Transamazônica e BR 163, Eraldo Pimenta do município de Uruará, assumirá o seu terceiro mandato.
Após todos os 41 deputados empossados, em até 2 horas, será realizada a segunda sessão para a eleição da Mesa Diretora para o mandato de dois anos. É permitida a reeleição dos membros da Mesa Diretora. A votação se dá por escrutínio secreto e pelo sistema eletrônico, exigindo maioria absoluta dos votos, em primeiro escrutínio e maioria simples, em segundo escrutínio.
O partido que mais elegeu parlamentares foi o MDB, com 13 deputados estaduais; seguido do PT, com quatro; PSDB, PP e PL, com três; e os demais partidos, PTB, PDT, PSD, PSC, PSB, Podemos, Republicanos, Cidadania, União Brasil e PSOL, com dois ou apenas um representante.
Conheça o parlamentar
Eraldo Pimenta
Eraldo Pimenta (MDB) – Eraldo Sorge Sebastião Pimenta é nascido no estado de Minas Gerais, mas aos três anos de idade veio ao Pará, terra que aprendeu amar, trabalhar e ajudar a desenvolver. Aos 52 anos de idade é casado, pai de três filhos. Morador do município de Uruará, no oeste paraense, tem reconhecida atuação na área da rodovia TransAmazônica onde é conhecido como o “Guerreiro da Transamazônica”.
Comerciante, sua vida política foi iniciada nos anos 2000 onde foi eleito vereador e por duas vezes prefeito de Uruará. Em 2014, chegou a Assembleia Legislativa do Pará sendo o segundo deputado mais votado de seu partido, o MDB. Com trabalho e dedicação foi reeleito para outros dois mandatos sendo 2018 e agora 2022 quando obteve mais de 52 mil votos garantindo assim a voz do oeste paraense no parlamento do Pará.