Dado início da pavimentação asfáltica do perímetro urbano da cidade de Uruará (PA), no sábado, 26, com uma cerimônia que reuniu diversos políticos, como o deputado estadual Eraldo Pimenta, o deputado federal José Priante, deputado estadual Chicão (presidente da Alepa), prefeito de Uruará, Gilson Brandão, além de outros prefeitos da região, como a Raquel Possimose de Placas, Márcio Viana de Vitória do Xingu e Pirica de Brasil Novo. Também esteve presente o superintendente estadual do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Diego Benitáh.
Deputado Priante discursando
“Eu posso anunciar com vocês aqui, o primeiro lote, os primeiros 40 quilômetros saindo de Medicilândia, estão sendo trabalhados de novo orçamento e se Deus quiser ainda esse ano vai ser lançado o edital dessa obra (asfaltamento da BR230) para a construção partindo de Medicilândia na direção de Uruará”, garantiu o deputado Priante.
Autoridades passeando pelo asfalto já colocado sobre a estrada
O superintendente do DNIT, Diego Benitáh, não deixou claro quantos quilômetros de tratamento anti pó (asfalto) serão construídos na frente da cidade.
Superintendente do DNIT, Diego Benitáh
“Planejamos para cá o tratamento anti pó, que nós estamos fazendo no trecho urbano de Uruará. E foram apresentadas várias demandas (como asfalto até a vila Os migrantes), essas demandas chegam até a nossa equipe técnica, a gente conversa com a parte ambiental para saber se a gente condições de produzir algum tipo de melhoria para aquele trecho e aí eu vou para Brasília para possivelmente conseguir a questão recursal (verba)”, disse apenas o superintendente do DNIT, Diego Benitáh.
Deputado estadual Eraldo Pimenta
“É um sonho de décadas que está sendo realizado”, disse o deputado Eraldo Pimenta que lembrou de seus pais já falecidos e muitos outros pioneiros que sonhavam com o asfaltamento da rodovia Transamazônica.
Trabalhadores em ação
Nesse primeiro momento estão sendo pavimentados o trecho de 1.000 metros na saída leste da cidade de Uruará, sentido cidade de Medicilândia.
Local do evento
Tratamento anti pó
Segundo o Dnit, a técnica aplicada no revestimento primário ocorre com a aplicação de emulsão derivada de xisto betuminoso recoberto por agregado miúdo, areia grossa ou pó de pedra, formando uma capa selante, resultando na eliminação da poeira, reduzindo o desgaste da superfície da rodovia e aumentando a resistência às águas das chuvas.