Sexta, 28 de Março de 2025
21°C 29°C
Uruará, PA
Publicidade

Prefeito de Uruará, Gilson Brandão, representou municípios da Amazônia em cerimônia no Palácio do Planalto

Cerimônia ocorreu nessa terça, 05

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
06/09/2023 às 10h43
Prefeito de Uruará, Gilson Brandão, representou municípios da Amazônia em cerimônia no Palácio do Planalto
Imagem da participação do prefeito Gilson Brandão compondo o dispositivo de autoridades na cerimônia

Na tarde dessa terça-feira (5/9) ocorreu no Palácio do Planalto em Brasília (DF) a cerimônia em homenagem ao Dia da Amazônia, e na solenidade esteve presente o prefeito do município de Uruará (PA), Gilson Brandão (MDB) representando os 775 municípios da Amazônia. Gilson recebeu convite a participar do evento enviado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Presidência da República para representar os mais de 700 prefeitos da Amazônia na solenidade em alusão ao dia da Amazônia.

Hoje (terça, 05) foi assinado um decreto federal de apoio aos Municípios da Amazônia e dos Produtores Rurais, a partir de ideias que surgiram nos debates com nossa sociedade local. Quero agradecer à Câmara de Vereadores, a nossa equipe de Governo, aos prefeitos da Região, ao Dep Priante, ao Governador Helder Barbalho, ao Secretário Nacional André Lima e a todos os envolvidos”, disse o prefeito numa post em sua página da rede social.

Na solenidade o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma série de medidas para a Amazônia e os povos amazônicos, como Demarcação de terras indígenas, regulamentação fundiária e atos para preservação ambiental estão entre os principais anúncios.

De acordo com o governo, também será anunciada chamada de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para a região. Serão R$ 20 milhões em investimentos para fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica com ações de assistência técnica e extensão rural na região. Seis mil famílias serão beneficiadas.

A destinação de terras da União e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) será ampliada. Isso ocorrerá por meio de novas regras da regularização fundiária assinadas por Lula. A partir de agora, a Câmara Técnica (CT) de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais será retomada sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Estamos esperançosos em avançar na solução do problema da Regularização Fundiária, em incentivar as atividades produtivas Sustentáveis, em intensificar e tornar mais eficiente nossa Produção, além do Produtor poder ser remunerado pela manutenção da floresta em pé. A Agenda Ambiental que hoje ainda é um desafio ou um problema, tenho certeza que se tornará uma grande oportunidade para toda região”, finalizou Gilson Brandão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias