Sexta, 28 de Março de 2025
21°C 29°C
Uruará, PA
Publicidade

Na Europa vereador de Uruará integra comitiva do Pará que participa do Festival do Chocolate

A Missão Europa 2023 Cacau, Chocolate e Produtos de Origem tem a incumbência de abrir novos mercados para o cacau do Pará

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Da Redação
25/10/2023 às 18h15 Atualizada em 26/10/2023 às 11h50
Na Europa vereador de Uruará integra comitiva do Pará que participa do Festival do Chocolate
Produtor de cacau orgânico de Uruará, vereador Raimundo Silva no Festival do Chocolate em Portugal

O vereador e produtor de cacau orgânico do município de Uruará (PA), Raimundo Silva, é um dos integrantes da comitiva paraense que está participando do Festival do Chocolate na Europa, com a Missão Europa 2023 Cacau, Chocolate e Produtos de Origem. Outros produtores da região também estão participando como: Elizângela - Medicilandia, Jedielcio -  Altamira, Francisco Edivaldo - Novo Repartimento, além de Raimundo Silva – Uruará. Eles integram a missão paraense em Portugal, Bélgica e França, que divulga e promove a cacauicultura do Estado.

Integrantes da comitiva paraense

Essa é uma ação do projeto de internacionalização do cacau do Pará no mercado internacional. Nós fomos selecionados para poder participar desse evento aqui com amostra de produtos. Apresentar o nosso modelo de organização. A forma que nós estamos trabalhando. Essa questão da produção orgânica, a qualidade e a agricultura familiar. Tive a oportunidade já de participar do Festival do Chocolate em Portugal. Estamos nessa missão aqui por dois dias na Bélgica e posteriormente iremos participar do Festival Internacional do Chocolate em Paris, mostrando nossos produtos, participando de rodadas de negócios e nos oportunizando encontrar outros parceiros comerciais com o objetivo de estar fortalecendo a produção da nossa região e conseguir vender o cacau de qualidade com agregação de valor com esse viés da sustentabilidade”, disse o vereador Raimundo Bié.

Raimundo Silva no Festival do Chocolate em Portugal

A Missão Europa 2023 - Cacau, Chocolate e Produtos de Origens iniciou suas atividades no Chocolat Portugal, aberto na última quinta-feira, dia 19, com encerramento no último domingo, dia 22. A programação ocorreu no WOW, em Vila Nova de Gaia, ao lado da cidade do Porto. Os produtores do Pará expuseram produtos feitos a partir da amêndoa de cacau de origem. Desde a abertura, o espaço regional recebeu intensa visitação do público, interessado em apreciar e conhecer mais sobre o cacau e o chocolate da Amazônia.

Produtores de cacau participantes do evento

Oito produtores e representantes de órgãos públicos, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), integram a comitiva. O trabalho de divulgação na Europa recebe aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), coordenado pela Sedap.

Na manhã do sábado, dia 21, a equipe paraense participou da cerimônia de inauguração da Casa Brasiliana, primeiro showroom de produtos brasileiros de origem em Portugal. O projeto inaugura um modelo inovador de promoção de produtos brasileiros, do turismo e de atração de investimentos, com planos de expansão para outros países e continentes. O empreendimento integra o Projeto Origem Brasil, iniciativa voltada ao mercado internacional da MVU Empreendimento, empresa brasileira que integra o Grupo M21, fundada na Bahia pelo empresário Marco Lessa, idealizador do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau. Ele também integra a comitiva brasileira na Europa.

Inauguração da Casa Brasiliana

Após a Comitiva do Pará participar do Festival em Portugal, a missão paraense partiu para a Bélgica, onde visitará a Callebaut, considerada uma das maiores fábricas de chocolate do mundo.

Raimundo Solva fazendo uso da palavra

Nesta quarta-feira, 25, na embaixada brasileira em Bruxelas capital da Bélgica o representante de Uruará, Raimundo Bié, teve a oportunidade de falar em nome dos produtores de cacau da região da rodovia Transamazônica, ao público presente relatando sobre o modelo de produção e qualidade desenvolvida na nossa região.

Da Bélgica, a missão paraense seguirá para a França, onde participará do Salão do Chocolate de Paris, entre os dias 28 de outubro a 1 de novembro, o evento é considerado como o mais importante o mundo nesse segmento.

O retorno da comitiva paraense está marcada para acontecer no dia 2 de novembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias