O vereador e produtor de cacau orgânico do município de Uruará (PA), Raimundo Silva, é um dos integrantes da comitiva paraense que está participando do Festival do Chocolate na Europa, com a Missão Europa 2023 Cacau, Chocolate e Produtos de Origem. Outros produtores da região também estão participando como: Elizângela - Medicilandia, Jedielcio - Altamira, Francisco Edivaldo - Novo Repartimento, além de Raimundo Silva – Uruará. Eles integram a missão paraense em Portugal, Bélgica e França, que divulga e promove a cacauicultura do Estado.
Integrantes da comitiva paraense
“Essa é uma ação do projeto de internacionalização do cacau do Pará no mercado internacional. Nós fomos selecionados para poder participar desse evento aqui com amostra de produtos. Apresentar o nosso modelo de organização. A forma que nós estamos trabalhando. Essa questão da produção orgânica, a qualidade e a agricultura familiar. Tive a oportunidade já de participar do Festival do Chocolate em Portugal. Estamos nessa missão aqui por dois dias na Bélgica e posteriormente iremos participar do Festival Internacional do Chocolate em Paris, mostrando nossos produtos, participando de rodadas de negócios e nos oportunizando encontrar outros parceiros comerciais com o objetivo de estar fortalecendo a produção da nossa região e conseguir vender o cacau de qualidade com agregação de valor com esse viés da sustentabilidade”, disse o vereador Raimundo Bié.
Raimundo Silva no Festival do Chocolate em Portugal
A Missão Europa 2023 - Cacau, Chocolate e Produtos de Origens iniciou suas atividades no Chocolat Portugal, aberto na última quinta-feira, dia 19, com encerramento no último domingo, dia 22. A programação ocorreu no WOW, em Vila Nova de Gaia, ao lado da cidade do Porto. Os produtores do Pará expuseram produtos feitos a partir da amêndoa de cacau de origem. Desde a abertura, o espaço regional recebeu intensa visitação do público, interessado em apreciar e conhecer mais sobre o cacau e o chocolate da Amazônia.
Produtores de cacau participantes do evento
Oito produtores e representantes de órgãos públicos, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), integram a comitiva. O trabalho de divulgação na Europa recebe aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), coordenado pela Sedap.
Na manhã do sábado, dia 21, a equipe paraense participou da cerimônia de inauguração da Casa Brasiliana, primeiro showroom de produtos brasileiros de origem em Portugal. O projeto inaugura um modelo inovador de promoção de produtos brasileiros, do turismo e de atração de investimentos, com planos de expansão para outros países e continentes. O empreendimento integra o Projeto Origem Brasil, iniciativa voltada ao mercado internacional da MVU Empreendimento, empresa brasileira que integra o Grupo M21, fundada na Bahia pelo empresário Marco Lessa, idealizador do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau. Ele também integra a comitiva brasileira na Europa.
Inauguração da Casa Brasiliana
Após a Comitiva do Pará participar do Festival em Portugal, a missão paraense partiu para a Bélgica, onde visitará a Callebaut, considerada uma das maiores fábricas de chocolate do mundo.
Raimundo Solva fazendo uso da palavra
Nesta quarta-feira, 25, na embaixada brasileira em Bruxelas capital da Bélgica o representante de Uruará, Raimundo Bié, teve a oportunidade de falar em nome dos produtores de cacau da região da rodovia Transamazônica, ao público presente relatando sobre o modelo de produção e qualidade desenvolvida na nossa região.
Da Bélgica, a missão paraense seguirá para a França, onde participará do Salão do Chocolate de Paris, entre os dias 28 de outubro a 1 de novembro, o evento é considerado como o mais importante o mundo nesse segmento.
O retorno da comitiva paraense está marcada para acontecer no dia 2 de novembro.