Sexta, 28 de Março de 2025
21°C 29°C
Uruará, PA
Publicidade

Ministério Público amplia fiscalização sobre compra de gado na Amazônia

Auditoria sobre a conformidade socioambiental da compra de gado bovino incluiu pela primeira vez outros Estados além do Pará

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Da redação
27/10/2023 às 08h24 Atualizada em 27/10/2023 às 08h38
Ministério Público amplia fiscalização sobre compra de gado na Amazônia

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou ontem os resultados da primeira auditoria sobre a conformidade socioambiental da compra de gado bovino na Amazônia, incluindo pela primeira vez outros Estados além do Pará e empresas não signatárias do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o setor desde 2018.

“Até então tínhamos um processo em que uma empresa que se abriu para os órgãos de controle e teve uma irregularidade era exposta de uma maneira muito mais forte do que uma empresa que ficou lá quietinha, sem apresentar seus dados”, observou o procurador da República Daniel Azeredo.

No caso das empresas que não firmaram TAC com o MPF e não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras, as análises foram realizadas de forma automática pelo MPF com base nos dados disponíveis de Guia de Trânsito Animal e Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos fornecedores daquelas companhias cujos abates representam pelo menos 0,3% do total produzido de cada Estado.

Apesar de ter sido chamada de unificada pelo MPF, os resultados das auditorias foram apresentados de forma regionalizada, sendo que apenas Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Pará tiveram a análise concluída, sendo este último com número mais expressivo de empresas avaliadas.

JBS

A JBS divulgou nesta quinta-feira (26) que atingiu 94% de conformidade no índice de compra de gado dos ciclos de auditorias da Amazônia Legal, organizado pelo Ministério Público Federal, no “TAC da Carne”, o termo de ajustamento de conduta firmado com empresas do setor.

Esse é o melhor resultado da empresa até o momento e é a primeira vez que o processo consolida resultados de quatro estados em que tem unidades – Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre – e também no Amazonas, onde a JBS não tem fábricas. Até 2022, somente os dados do Pará eram considerados.

No ciclo anterior, referente apenas ao território paraense, a JBS havia atingido 83,27%. Desta vez, o desempenho da empresa no estado igualou o resultado geral, com 94%.

As informações e texto são do https://globorural.globo.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias