A fabricação, venda e comercialização de armas de fogo e armas brancas de brinquedos serão proibidas no Estado do Pará. É o que rege o Projeto de Lei do deputado Dirceu Ten Caten(PT), aprovado nesta quarta-feira(22), na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.
O projeto teve parecer favorável das comissões de justiça, comércio e segurança pública. Depois de sancionado, serão divulgadas as normas que regerão a nova Lei, que vai desde advertência à multa, suspensão das atividades do estabelecimento por trinta dias, caso persista na ilegalidade, até a cassação da licença; e encerramento das atividades do estabelecimento.
Está prevista no projeto a realização de campanhas educativas sobre a nocividade do uso de brinquedos que imitam armas de fogo e armas brancas, através dos meios de comunicação, em espaços públicos e em escolas. A deputada Lívia Duarte frisou essa questão e abraçou essa ideia, se mostrando aliada para somar nessa ação.
O projeto classificou e descreveu o que são armas de fogo, dentre outras: as pistolas, revolveres, garruchas, carabinas, espingardas, escopetas, fuzis, mosquetões, metralhadoras e refles. E armas brancas, as longas, como espadas, espadins, punhais, sabres, adagas, floretes; e as facas, punhais, canivetes etc.
No âmbito nacional já foi houve uma mudança com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lançou em julho deste ano o PAS (Programa de Ação na Segurança), elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O programa estabelece mudanças em relação ao controle de armas e segurança nas escolas, além de estabelecer o pacote da democracia, que propõe punições para crimes contra o Estado Democrático de Direito. Em relação ao decreto de armas, o governo apresenta mudanças estabelecidas no governo de Jair Bolsonaro (PL), que flexibilizou o acesso às armas no país. O novo decreto estabeleceu uma redução significativa nas permissões de uso e compra de armas para CACs (Caçadores, atiradores e Colecionadores.
As informações são do https://alepa.pa.gov.br/