Quinta, 16 de Setembro de 2021 16:15
93991395136
Região Xingu Rod. Transamazônica

Desvio de 70 km onde a Transamazônica ficou cortada por desabamento requer atenção

O trecho da estrada foi atingido pela erosão

05/04/2021 09h45
558
Por: Joabe Reis Fonte: Portal Roma News
Desvio de 70 km onde a Transamazônica ficou cortada por desabamento requer atenção

Condutores de veículos precisam ter paciência e atenção para fazer um desvio de mais de 70 quilômetros em cerca de uma hora pela área do empreendimento da Hidrelétrica de Belo Monte, no Município de Vitória do Xingu, por causa do rompimento da pista da rodovia BR-230, a Transamazônica, no km-584, ocorrido na sexta-feira (2). O trecho da estrada foi atingido pela erosão, e a pista cedeu, abrindo um buraco de grandes dimensões, o que impede o tráfego na área. Com isso, foi organizado um desvio do fluxo de carros, caminhões, ônibus e transporte alternativo, o que fez com que não houvesse impacto direto no abastecimento e atividades econômicas das cidades naquela região até este domingo (4), segundo informações no local. A maior parte do desvio é asfaltada, com 17 quilômetros de pavimentação com cascalho.

Ainda no sábado (3), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nota oficial. No documento, foi exposto que “equipes de manutenção do DNIT já sinalizaram a via e estão mobilizadas, atuando emergencialmente para restabelecer o tráfego na rodovia, importante eixo de ligação entre os municípios de Altamira e Marabá, por meio de uma rota alternativa. Desta forma, orientamos os condutores que seja utilizado o acesso existente no km 27 até km 55 como rota alternativa para contornar o problema. Em tempo, informa-se que estão sendo elaborados os projetos de contenção de taludes para reconstrução do aterro, com previsão de início ainda dentro do mês de abril”, repassou o DNIT em Nota.

O desabamento do aterro da pista da Transamazônica no trecho entre Altamira/Belo Monte, no km 584, local conhecido como Ladeira da Cigana, perto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, no dia 2, foi provocado pelas chuvas fortes na região, característica do inverno amazônico, interditando completamente o tráfego de veículos na BR-230.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias