Sexta, 28 de Março de 2025
21°C 29°C
Uruará, PA
Publicidade

Aneel diz que conta de luz deve subir 5,6% em 2024

O valor para 2024 supera o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), estimado para 3,9%

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Da redação
23/01/2024 às 08h27 Atualizada em 23/01/2024 às 08h58
Aneel diz que conta de luz deve subir 5,6% em 2024

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, afirmou nessa 2ª feira, 22/01,  que a conta de luz dos brasileiros deve crescer 5,6% neste ano. O valor para 2024 supera o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), estimado para 3,9%. No ano passado, a agência reguladora disse que a alta seria de 6,8%, mas o aumento efetivo foi de 5,9%.

Feitosa citou algumas razões para a previsão. Dentre elas estão o aumento da rede de energia – impulsionada pela “expansão natural” do país – e “encargos setoriais”, definidos pelo governo e pelo Congresso Nacional.

A declaração foi dada em entrevista à CNN, depois de ser questionado sobre o impacto das fortes chuvas que atingiram principalmente os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul nas últimas semanas e deixaram parte da população sem energia.

Segundo Sandoval, sempre que há a interrupção de fornecimento de energia, o consumidor é ressarcido e as empresas responsáveis pela falta do serviço recebem multas administrativas. O diretor-geral também declarou que a agência reguladora está fiscalizando empresas responsáveis pelos serviços de distribuição.

“Quando nós fazemos um retrato dos últimos 5 anos, as multas aplicadas a essas empresas foram bem elevadas”, disse. “Desde o 1º momento, a Aneel atuou com vigor, atuou cobrando ações das empresas, e, ao longo de todos esses anos, foram aplicadas multas bastante elevadas”.

As informações são do portal do Poder 360.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias