Sexta, 28 de Março de 2025
21°C 29°C
Uruará, PA
Publicidade

Uruará registrou mais de 350 acidentes de trânsito em janeiro e fevereiro, com duas mortes

Desse total 50 acidentes aconteceram na BR e 37 vítimas apresentavam indícios de embriaguez

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
07/03/2024 às 10h02 Atualizada em 07/03/2024 às 20h11
Uruará registrou mais de 350 acidentes de trânsito em janeiro e fevereiro, com duas mortes

Está bem evidente que os acidentes de trânsito se configuram como grave problema de saúde pública no Brasil. Qualquer pessoa que já se envolveu num acidente de trânsito sabe: mesmo quando é leve, dá tremenda dor de cabeça: o susto da batida, o atraso nos compromissos, a discussão com outro motorista, a procura por um conserto. Nos casos mais graves, tudo fica muito pior. Segundo os dados do Ministério da Saúde, relativos a 2021, os acidentes de trânsito mataram 35.032 pessoas nas ruas e nas rodovias do Brasil. Isso significa uma morte a cada 15 minutos.

No município de Uruará (PA) os dados registrados no Hospital Municipal (HMU) mostram números alarmantes. Só nos dois primeiros meses do ano de 2024 (janeiro e fevereiro) foram contabilizados 359 acidentes de trânsito no município, dos quais as vítimas foram atendidas no HMU.

Segundo os dados registrados no HMU, em janeiro ocorreram 189 acidentes, sendo 30 acontecidos na BR. Com 17 vítimas apresentando fraturas, 120 vítimas apresentaram escoriações e 22 vítimas apresentavam sinais de alcoolismo. No mês de fevereiro apresentou 24 vítimas com fraturas, houve 2 óbitos, 109 vítimas apresentaram escoriações, 17 vítimas apresentavam sinais de alcoolismo e 20 acidentes aconteceram na BR.

A perda de vidas é a face mais dramática do problema. Mas há também um custo social, como ferimentos e invalidez. E mesmo um custo financeiro. A remoção dos veículos e, eventualmente, das vítimas, a internação em hospitais, o prejuízo de produção em razão dos dias parados (ou a perda permanente, nos casos de óbito ou invalidez), o conserto dos veículos, os danos às cargas – tudo isso prejudica a economia. No país o prejuízo é de R$ 50 bilhões por ano, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Como prevenir acidentes de trânsito

Pode ser impopular, mas funciona. Vários estudos mostram que aumentar a fiscalização no trânsito reduz o número de acidentes. Isso pode ser feito por meio de uma legislação mais rígida.

Pedestres: Precisam usar as faixas de pedestres e as passarelas, sempre que essas estruturas estiverem disponíveis. Devem olhar para os dois lados da via antes de atravessar e respeitar o semáforo, quando houver.

Motoristas/motociclistas: Devem estar atentos à sinalização, aos limites de velocidade, às regras para ultrapassagem e para mudanças de faixa – e também à distância em relação aos demais veículos, sobretudo os da frente.

O alerta está acionado. É necessário que todos façam cada um a sua parte para termos um trânsito de paz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias