Quando a saúde pública vai até às comunidades mais distantes, mais a população é melhor assistida. Neste sábado, 09/03, a Comunidade Divino Pai Eterno, no travessão km 155 norte, zona rural do município de Uruará (PA), recebeu uma caravana da saúde pública, quando as famílias da comunidade puderam ter acesso a atendimento médico, realizar exames, testes rápidos e vacinação. A ação de saúde foi levada até a comunidade pela vereadora Marivone Silva (MDB), com apoio total da Secretaria Municipal de Saúde.
População sendo atendida
Foram realizados dezenas de atendimentos médicos, entrega de medicamentos e de exames como o PCCU. Além da atualização da caderneta de vacina de crianças e adultos.
Vereadora Marivone ao lado da voluntária de saúde, Irisleia Oliveira
"Cuidar da saúde do povo é uma das nossas maiores preocupações que tem pautado o nosso trabalho. E eu agradeço a secretária Grazy (secretária municipal de saúde) por nos atender e enviar essa equipe de profissionais maravilhosos e atenciosos para atender o povo desta querida comunidade", expressou Marivone ao comentar sobre o evento.
A ação de saúde ainda contou com a participação da assistente social, Iraci Rodrigues, que levou aos moradores, informações relevantes sobre o bolsa família.
Vereadora Marivone e a assistente social Iraci Rodrigues
A vicinal do km 155 norte recebeu recentemente o trabalho de recuperação da estrada, a qual estava em condições intrafegáveis. Com a atuação da vereadora Marivone as máquinas da prefeitura municipal já fizeram um trabalho de alto padrão, deixando a via rural em excelentes condições de trafegabilidade, mesmo no período chuvoso atual.
Trecho da estrada vicinal recuperada
"Ver essa felicidade no rosto dos moradores daqui é o que nos motiva nessa caminhada. Sensação é de dever sendo cumprido", enfatizou a vereadora.
"Eu fico muito feliz com essa ação de saúde acontecendo aqui hoje. E nós só temos a agradecer a nossa vereadora Marivone, porque se não fosse ela isso nunca teria acontecido. Antes nós não tínhamos representante, agora nós temos a Marivone e tudo mudou para muito melhor", afirmou o agricultor, Gilmar Pereira dos Santos, de 52 anos, que reside há 20 anos no referido travessão.
A ação de saúde aconteceu na escola Irmã Dorothy, onde a professora, Renilda Costa, leciona. A educadora que ajudou a organizar o evento de saúde.
Profissionais de saúde que realizam os atendimentos gratuitos
Os atendimentos foram realizados pelos profissionais: enfermeira Rosiane, enfermeira Linda, vacinadora Elizete e o médico dr. Adriano, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, Paulo Costa e Anacleto Zaions e da voluntária de saúde, Irisleia Oliveira.
Vale destacar a receptividade dos moradores locais e o almoço servido na casa da dona Rosalva. Foi um dia de sábado muito produtivo.