A saúde pública do município de Uruará (PA) está ganhando um aliado gigante, o novo Hospital Municipal com 60 leitos que irá atender até casos de média complexidade. Por indicação do deputado estadual, Eraldo Pimenta (MDB), o "mini" hospital regional está sendo construído com verbas do governo estadual, através da atuação do governador Helder Barbalho, e contrapartidas da prefeitura local, com atuação do prefeito Gilson Brandão. A unidade de saúde deve ser inaugurada ainda em 2024.
A obra orçada em mais de 23 milhões de reais, está com cerca de 65% dos trabalhos de construção concluídos, conforme informou nesta quinta-feira, 14, a Engenheira Civil, Renata Santos de Azevedo, responsável pela obra. “Acredita-se que estamos com cerca de 65% da obra concluída. Hoje nós já estamos com a parte civil da obra praticamente toda pronta. Todas as paredes de todos os quatro blocos estão prontos, a estrutura metálica também está toda pronta. Na parte da frente nós já temos metade da cobertura em telha entregue e já estamos dando início na instalação. A obra tem evoluído bem e nós temos uma meta de entrega do hospital ainda para este ano”, informou.
Até o momento já são 4.334m2 de obra construída de um total de 5.200m2. São 4 blocos, sendo 3 blocos para atendimentos de pessoas e um bloco será o bloco de serviço, também está sendo construída guarita, subestação, caixa d’água e a área de urbanização pavimentada.
“Estamos com essa missão de construir o Hospital Municipal de Uruará que vai não só receber munícipes aqui, mas também os dos municípios vizinhos. São 60 leitos, além de áreas de consultórios, de raio-x, de ultrassonografia, de odontologia, área de parto, dois centros cirúrgicos. É uma obra de grande porte que vai sim ajudar as pessoas que precisam de atendimento médico”, destacou a engenheira.
Segundo informou recentemente o deputado estadual Eraldo Pimenta, os equipamentos para estruturar o novo hospital já estão sendo providenciados, entre esses equipamentos já está garantido um tomógrafo avaliado em cerca de 2 milhões de reais.
A colaboração com informações para esta matéria foi do jornalista Cirineu Santos.
Fotos são do profissional Jhonatan Ribeiro.