Quarta, 22 de Janeiro de 2025
20°C 26°C
Uruará, PA
Publicidade

Sexta-feira Santa teve procissão pelas ruas de Uruará

Fiéis da Igreja Nossa Senhora de Fátíma fizeram o trajeto da Via-sacra

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
29/03/2024 às 09h08 Atualizada em 29/03/2024 às 10h12
Sexta-feira Santa teve procissão pelas ruas de Uruará
Fiéis fazendo o trajeto da Via-sacra, procissão que percorreu as ruas de Uruará nesta Sexta-feira Santa, 29

Como parte cultural da humanidade, a Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A celebração se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Em Uruará (PA) na manhã desta sexta-feira, 29/03, a igreja católica através da Paróquia Nossa Senhora de Fátima levou os fiéis para as ruas numa procissão que percorreu a cidade, fazendo a Via-sacra, saindo de frente da igreja matriz no centro da cidade, até chegar ao Bairro Mini Indústria, bairro periférico da zona sul da cidade.

Imagem ilustrativa

O Tríduo Pascal teve início nessa quinta-feira, 28/03, com atividades religiosas para celebrar o período da Semana Santa no município. Entre as celebrações, a Missa de Lava Pés marcou a Quinta-feira Santa. O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus.

Igreja Nossa Senhora de Fátima em Uruará

Instituição da Eucaristia – Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

Imagem de pintura ilustrando a crussificação de Jesus

O pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima em Uruará, padre Jeová Jesus, nos fala mais sobre os atos religiosos. "Foram cinco semanas de preparação acompanhando os passsos de Jesus Cristo seguindo em direção a Jerusalém. No domingo passado, Domingo de Reamos, saiu da Praça da Bíblia uma multidão acompanhando e fazendo o trajeto que Jesus Cristo fez. Depois houve a santa missa na igreja. Às 20 horas dessa Quinta-feira Santa deu-se início ao Tríduo Pascal. E hoje, Sexta-feira Santa, às 8 horas da manhã nós saímos da frente da igreja matriz fazendo a Via-sacra, caminho do sacrifício de Jesus Cristo, aonde Jesus Cristo vai em direção a cruz, sendo levado para fazer a vontade do Pai. E continuando a celebração do Tríduo Pascal, às 15 horas desta Sexta-feira Santa, seguindo o relato bíblico, é a hora que Jesus dá o último grito e diz: Pai, em tua mão eu entrego meu espírito. Tudo está consumado. Nós estaremos reunidos na igreja matriz para a celebração da adoração da Santa Cruz, ouvir a palavra de Deus e distribuir a Eucaristia. Nesta sexta-feira não haverá missa na igreja católica, para ter missa nese dia tem que haver uma autorização especial do papa. No ´sabado acontecerá a missa central, a missa da Páscoa, da Ressurreição. Todos estão convidados a participar desse momento profundo de fé. A missa ocorrerá aqui na igreja matriz de Uruará às 20 horas do sábado (30). É um momento dos cristãos lembrar que Deus deu a sua vida para nos salvar. Feliz e abençoada Páscoa para todos vocês. Que o espírito do ressucitado ilumine a tua casa, a tua família e o teu coração. Que a ressurreição brote na nossa vida e na nossa sociedade e que a paz rompa com todas as violências e que a luz decipe as trevas. Que deus os abençoe e os proteja, hoje e sempre. em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mém!", disse o religioso.

Imagem ilustrativa

Sexta-feira Santa – A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Vista aérea da igreja Nossa Senhora de Fátima em Uruará

Nesta sexta-feira, 29/03, o comércio da cidade está fechado, com exceção de alguns estabelecimentos como oficinas de moto, algumas farmácias, alhumas lojas de roupas e postos de combustíveis estão abertos.

Vigília Pascal – Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando na oração e no jejum Sua Ressurreição. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida. A celebração acontece no sábado à noite. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (cf. Lc 12,35-36), tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

Imagem ilustrativa

Domingo da Ressurreição - É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias