A primeira entrega de sementes híbridas de cacau no município de Uruará (PA) em 2024 teve início na manhã desta segunda-feira, 03/06, na Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).
Nessa primeira remessa estão sendo entregues 201 mil sementes. Diversos produtores já compareceram ao escritório da Ceplac para receber as sementes de cacau de alta qualidade. O produtor Antônio Neto que tem propriedade no km 219 norte destacou a procedência das sementes. “Para mim é muito bom estar recebendo as sementes de cacau aqui na Ceplac, porque é uma semente muito boa, de uma boa procedência. Eu já tenha uma lavoura de cacau que é de sementes distribuídas pela Ceplac que dá uma produção muito boa mesmo”, disse o produtor.
Para realizar a distribuição a Ceplac contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Equipe da Semapa com equipe da Ceplac (Diemerson Barile e Jailson Brandão)
“Essa é a primeira entrega do ano. Nós trouxemos as sementes na sexta-feira, 31/05, e vamos entregar aqui 201 mil sementes aos agricultores do município de Uruará. são sementes de procedência da estação do km 100 em Medicilândia (PA). São sementes híbridas de material muito selecionados para contribuir com o desenvolvimento da cacauicultura em Uruará e região da Transamazônica”, enfatizou Diemerson Barile, da Ceplac Uruará.
A Ceplac informou ainda que cerca de 400 agricultores registraram pedido de sementes de cacau neste ano e em 2024 está prevista a entrega de quase 2 milhões de sementes híbridas aos produtores do município.
Preço do cacau
Segundo informou o escritório local da Ceplac, o preço médio pago aos produtores de cacau por kg de amêndoas secas, na sede do município de Uruará nesta segunda-feira, 03/06, é de R$52.