Respeitar os sinais de trânsito é uma das principais medidas a serem adotadas pelos condutores de veículos para a prevenção de acidentes. O que pode não ter ocorrido no caso de um sinistro registrado por volta das 7:45h desta quinta-feira, 20/06, no cruzamento da Rua Benjamin Constant com a Avenida Vale do Xingu, centro da cidade de Uruará (PA). Uma caminhonete invadiu a preferencial e acabou atropelando um homem e uma menina, que seriam pai e filha, deixando os dois feridos. As vítimas estariam transitando numa motocicleta.
O local do acidente é sinalizado com placas de PARE e mesma sinalização pintada na pista da Rua Benjamin Constant.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e prestou socorro, fazendo o resgate dos feridos. A menina de 11 anos apresentava escoriações na testa, nas mãos e possível fratura exposta na tíbia da perna direita (na altura da canela), já o homem apresentava aparentes escoriações leves principalmente na região do rosto.
O motorista da caminhonete (que seguia pela Rua Benjamin Constant) permaneceu no local até o socorro chegar e resgatar as vítimas.
Homem e menina (que seguiam pela Avenida Vale do Xingu) foram levados para o Hospital Municipal de Uruará (HMU) e ainda não há informações sobre o quadro clínico deles.
As circunstâncias do sinistro ainda não foram esclarecidas.
Trânsito inseguro
A falta de segurança no trânsito da cidade de Uruará é evidenciada a cada dia pelos recorrentes acidentes vitimando, principalmente motociclistas, com pessoas ficando com sequelas graves e outras morrendo. As ruas e avenidas pavimentadas recentemente já receberam a sinalização, mas parece que a maioria dos condutores ignoram os sinais de trânsito, mesmo estando bem visíveis. Sem contar os engraçadinhos que andam com seus veículos sem farol, e aqueles que acham bonito empinar moto em via pública movimentada.
A persistir como está, os acidentes continuarão ocorrendo em grande escala. Medidas coerentes e contundentes precisam ser tomadas, a começar pela estruturação e investimento no Departamento Municipal de Trânsito.