Crime de tráfico de droga é o ato de Vender, comprar, produzir, guardar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar para consumo, mesmo que de graça, dentre outras condutas e está previsto na lei 11.343/2006. Esse tipo de delito é cometido frequentemente por pessoas do município de Uruará e muitas delas acabam parando no xilindró, algumas com várias reincidências. Como é o caso de um indivíduo conhecido pelo vulgo Mandiocão que foi preso nessa quarta-feira, 26/06, na vila do Distrito Alvorada, km 140, município de Uruará (PA), que segundo informações policiais, o mesmo já tem no currículo criminal, diversas prisões registradas, e sempre relacionadas ao mesmo tipo de delito, o tráfico de droga. A prisão dessa quarta-feira foi realizada por uma Guarnição de Serviço do 49º Batalhão de Polícia Militar, como ele outro indivíduo também acabou detido, e ambos foram parar na cadeia.
A prisão
Segundo apurou a nossa reportagem, por volta das 17:07h dessa quarta-feira, a guarnição de serviço da PM que atua no Km 140, abordaram um homem de 32 anos e durante a busca pessoal o mesmo apresentou nervosismo, logo em seguida os policiais encontraram no bolso da roupa dele um papelote de uma substância análoga a maconha e a quantia de R$1.027,00. Ao ser indagado sobre a origem da droga o abordado respondeu que havido comprado a droga de um morador da vila, conhecido pelo vulgo Mandiocão. De posse da informação os policiais foram até a residência informada na qual localizaram o indivíduo delatado, de 54 anos, que autorizou o ingresso da PM em sua residência. No interior da casa os policiais encontraram sobre uma mesa, o total de 3 papelotes sendo 2 análogos a maconha e 1 análogo a crack, e também a quantia de R$32,00.
Diante dos fatos a guarnição de serviço da PM conduziu os dois envolvidos, juntamente com todo o material encontrado, até a Delegacia de Polícia Civil de Uruará para serem realizados os procedimentos cabíveis.
A nossa reportagem não conseguiu falar com os suspeitos presos.
A Polícia civil ainda não informou sobre quais procedimentos foram adotados.
Penalidade para o crime de tráfico de droga
A pena para o crime de tráfico de droga, em caso de condenação, é de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa de 500 à 1500 dias-multa.