A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, deflagrou, nessa quinta-feira, 04/07, uma operação de combate ao trabalho análogo à escravidão, na região do município de Placas (PA). A ação resultou na prisão em flagrante de um indivíduo por posse ilegal de arma de fogo.
A operação foi desencadeada após investigações indicarem a possível existência de trabalhadores sendo submetidos a condições degradantes de trabalho em uma propriedade rural. Durante a ação, policiais federais realizaram buscas no local, em que foram constatadas irregularidades trabalhistas.
Além da constatação de irregularidades trabalhistas, os policiais encontraram uma arma de fogo no local, acarretando na prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A arma, que estava sem registro, foi apreendida e será encaminhada para perícia.
A localização da referida propriedade não foi revelada.
A Polícia Federal no Pará destaca a importância de ações como esta para garantir os direitos dos trabalhadores e combater práticas ilegais que ainda persistem em algumas regiões.
As informações são da Comunicação Social da Polícia Federal em Santarém