A terceira entrega de sementes híbridas de cacau no município de Uruará (PA) em 2024 aconteceu na manhã desta segunda-feira, 08/07, sendo realizada pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira). Nessa terceira remessa estão sendo entregues 400 mil sementes. Cerca de 100 produtores compareceram ao escritório da Ceplac para receber as sementes de cacau de alta qualidade, totalmente grátis.
Para realizar a distribuição a Ceplac contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Os agricultores se organizaram em fila para poder receber as sementes
“Vim buscar as sementes totalmente gratuitas. E eu já estou com meu viveiro preparado para colocar as sementes na sacolinha. Muito importante esse trabalho da Ceplac de fazer distribuição de modo gratuito das sementes de alta qualidade. Até porque o cacau está em alta, né. E eu vou levando aqui duas mil e quinhentas sementes para fazer o plantio na minha propriedade”, contou o produtor Célio Santos.
Equipe da Semapa com Diemerson Barile da Ceplac
“Este trabalho da Ceplac é louvável. Eu depois de aposentado comecei a plantar cacau. Já plantei 20 mil pés que já estão produzindo, com todas as sementes sendo doadas pela Ceplac e realmente o meu cacau produz muito e eu resolvi ampliar um pouco e estou buscando aqui mais 12 mil sementes. Eu vejo que exatamente o cacau é que está alavancando a economia da região, dando oportunidade a muitos pequenos agricultores a viverem muito bem com o cultivo do cacau. Para plantar o meu cacau eu não derrubei nenhuma árvore. Era uma terra que eu comprei com área de pasto de mais de 35 anos, totalmente degradada e hoje está toda coberta com cacau”, destacou o produtor Valdemar que tem propriedade no km 152 norte, zona rural de Uruará.
Veja no vídeo abaixo:
Nas duas primeiras etapas de entrega de sementes de cacau gratuitas a Ceplac já havia distribuído361.600 sementes híbridas a 104 produtores rurais.
“As sementes são procedentes da Estação Experimental da Ceplac do km 100 de Medicilândia. É uma semente de excelente qualidade. São 25 anos de pesquisa para se chegar a certificação desses materiais híbridos que hoje entregamos aos agricultores. Se fossemos hoje cobrar o valor das sementes, o custo de 1 mil sementes seria de 500 reais para o agricultor, mas esses valores são doados para o agricultor de Uruará sem nenhum custo, é tudo de forma gratuita. Esta é a terceira etapa de entrega e com essa quantidade nós estamos entregando 761.600 sementes já neste ano. A previsão para este ano é de entregarmos 1.300.000 sementes. O nosso município é o segundo maior produtor de cacau do estado do Pará e o município a cada ano está incluindo no seu estande de plantas aqui, pelo menos 1 mil hectares/ano. E a economia de Uruará é a cacauicultura, é uma atividade que impulsiona o desenvolvimento local com preservação ambiental”, informou Diemerson Barile, da Ceplac Uruará.
Diemerson Barile conversando com agricultores
A Ceplac informou ainda que cerca de 400 agricultores registraram pedido de sementes de cacau neste ano e em 2024 está prevista a entrega de 1,3 milhão de sementes híbridas aos produtores do município.
Outras etapas para entregas de sementes de cacau ainda ocorrerão neste ano.