A equipe de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Uruará (PA), cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pela justiça do estado do Maranhão em desfavor do nacional, Wotyson Costa Mendonça, pelo crime de homicídio. O foragido da justiça maranhense vivia homiziado na cidade de Uruará onde, segundo a polícia, já foi preso em flagrante por suposto crime de homicídio ocorrido em agosto de 2022, bem como condenado em maio de 2024 a uma pena de seis anos e dois meses de reclusão por crime de roubo, estado atualmente respondendo o processo em liberdade.
A prisão ocorreu após uma pessoa procurar a Delegacia de Polícia alegando ter sido assaltada durante a madrugada por dois indivíduos, os quais utilizavam uma faca e levaram seu aparelho celular. A vítima afirmava aos policiais que acabara de ver um dos assaltantes nas proximidades de um determinado comércio da Avenida Central. A equipe da Polícia Civil diligenciou até ao ponto informado onde a vítima indicou o suspeito. O homem foi abordado e em seguida conduzido para a Delegacia de Polícia, onde ele disse se chamar, Washington Castro Mendonça, de 43 anos de idade, natural de Viana (MA), mas não apresentou documentos.
Posteriormente a equipe policial descobriu que o indivíduo é egresso do sistema penal do estado do Pará, onde já foi preso em flagrante por suposto crime de homicídio ocorrido em agosto de 2022, bem como condenado em maio de 2024 a uma pena de seis anos e dois meses de reclusão por crime de roubo, ambos praticados na Comarca de Uruará, estando atualmente respondendo o processo em liberdade. Nos referidos processos o suspeito foi qualificado e, no caso do roubo, condenado como sendo Washington Costa Mendonça, já tendo se apresentado, também, como sendo Neto Costa Mendonça e Wanderley Costa Mendonça.
Diante da ausência de documentos de identificação nos processos em que o suspeito respondeu, ainda permanecendo dúvida quanto à identificação do indivíduo preso, os investigadores de polícia civil utilizando técnicas avançadas de investigação e também fazendo uso de entrevista policial, conseguiram constatar que o suspeito é na verdade identificado pelo nome de, Wotyson CostA Mendonça, de 43 anos, natural de Viana (MA), o qual possuía em seu desfavor um Mandado de Prisão Preventiva, com validade até 25/05/2050, expedido pelo juízo da 2ª Vara do município de Viana (MA), pelo cometimento de crime de homicídio qualificado.
Após a qualificação real do suspeito, o mesmo se encontra agora no xilindró em Uruará à disposição da justiça.
Não há informações sobre o crime de assassinato que o mesmo teria cometido no estado do Maranhão.