A política no município de Uruará (PA) tem ficado acirrada nas últimas semanas, tendo pelo menos três frentes batalhando dia a dia pela preferência do eleitor. Com a chegada da segunda quinzena de julho aproximando a data de definição das candidaturas, os movimentos tendem a ser mais incisivos, é a hora de começar a demonstrar força, face ao início da campanha eleitoral oficial (a partir de 16 de agosto).
Alguns pré-candidatos a prefeito do município tem realizado reuniões que se assemelham a pequenos comícios regados a bebida e farto churrasco, sendo notado desde então, um grande esforço para mostrar que ambos tem mais eleitores.
Pré-candidato a prefeito de Uruará, Érico Pimenta (MDB)
O pré-candidato do MDB, Érico Pimenta, desde o início de fevereiro vem realizando apenas caminhadas de visitas simples às comunidades do município. Mas segundo apurou a nossa reportagem, a partir dessa semana, a qual antecede o período de convenções partidárias (que será de 20 de julho a 5 de agosto), a pré-campanha de Érico será intensificada, maximizando o potencial de visitas e ações que possam captar a preferência do eleitorado. Ações essas que serão multiplicadas após a liberação para a campanha eleitoral oficial.
Ainda não conseguimos informações se os demais pré-candidatos também irão intensificar seus movimentos de pré-campanha.
Érico Pimenta (MDB) é filho do deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), amigo pessoal e aliado do governador Helder (MDB) e pode formar um alinhamento político positivo e favorável a Uruará sem precedentes, com possibilidade de tornar o município numa grande potência da região.
No aniversário do deputado Eraldo Pimenta centenas de adéptos o seguiram numa caminhada pela PA-370, o que pode ser considerado o marco na intensificação da pré-campanha de Érico Pimenta. Veja no vídeo abaixo:
Nessa corrida eleitoral vale ressaltar a importância e indispensável necessidade de os 31.308 eleitores observarem e analisarem os perfis de cada candidato, deste modo então, avaliar qual dos postulantes a ocupar o cargo de prefeito, tem maior potencial de apoio político na esfera estadual (governador e deputados) e esfera federal (presidente, deputados, senadores e ministros), bem como a capacidade para gerir o município, administrando a economia com responsabilidade, transparência e competência, a fim de dar continuidade na evolução estrutural, desenvolvimento de setores importantes como a agricultura e turismo, e também alavancar o crescimento econômico impactando de modo positivo a melhoria da qualidade de vida da população.
Quem terá mais fôlego para vencer essa corrida?
O fato é que o município não pode retroceder, ou pior, voltar a viver dias como na época da gestão conturbada e de inoperância do prefeito Banha (2013 a 2016), quando Uruará mergulhou no caos político, social e econômico, com greves e protestos ganhando as ruas frequentemente.