O governador Helder, que quando era ministro da Integração Nacional, assinou ordem de serviço para construção, visitou a obra que constrói a ponte sobre o Rio Araguaia nessa quinta-feira, 25. “Essa obra ela iniciou no dia 14 de setembro de 2017, presidente Temer, eu era ministro na época e nós estivemos aqui em São Geraldo e lá em Xambioá assinando a ordem de serviço. E certamente ainda até o final deste ano o presidente Lula vai poder vir aqui, já que esta obra é uma obra do governo federal, e o governo do estado está em parceria para que nós possamos trazer esse benefício que vai ajudar muito o estado do Pará, o estado do Tocantins, São Geraldo do Araguaia, Xambioá e a integração do norte do Brasil”, comentou o governador.
Governador Helder visitando a obra da ponte sobre o Rio Araguaia
Segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a construção da ponte está em fase final, atualmente com um percentual de 99,16% de conclusão da estrutura. No entanto, a conclusão do empreendimento, que contempla também os acessos à ponte, está em 87,2%. As obras dos acessos estão em fase de finalização de projetos e desapropriações para que possam ser iniciadas.
A estrutura não foi inaugurada e não possui ainda nem pavimentação asfáltica e nem laje de transição ou acessos para que veículos trafeguem por ela.
A previsão de conclusão da obra da ponte é setembro/2024 e até outubro/2024 a passagem terá trafegabilidade. Os acessos têm previsão de conclusão em Julho/2025. Até o momento, foram investidos nas obras R$ 215.350.690,05.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Ponte sobre o Rio Araguaia tem uma extensão de 1.727,36 metros, com plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento, além de calçadas com 1,50 metro de largura para cada lado. Os acessos à Ponte sobre o Rio Araguaia possuem uma extensão de 2.010 metros, sendo 310 metros de extensão no lado do Pará e outros 1.700 metros de extensão no lado do Tocantins, com plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento, mas calçadas com 1,50 metros de largura para cada lado. Esses acessos também contarão com a implantação de vias marginais à rodovia.