A cidade de Uruará (PA) será palco de uma série de atividades promovidas pelo Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC) e pela 4ª Região Agrária do Ministério Público Estadual do Pará, em parceria com o Fórum Estadual de Combate ao Uso Indiscriminado e Impactos do Agrotóxico. O evento acontecerá no auditório do SINTEPP no dia 9 de agosto, a partir das 8 horas da manhã. O intuito dessas atividades será estimular o debate e conscientizar a população sobre a importância do uso responsável e consciente de agrotóxicos.
O Promotor de Justiça Agrária da 4ª Região, Felipe Andrade, fala sobre a realização do Fórum em Uruará e convida a população para estar presente. “Eu Gostaria de convidar a todos para participar do nosso Fórum Estadual de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos que vai ser realizado no dia 9 de agosto no auditório do SINTEPP (em Uruará) começando às 8 horas da manhã. Neste evento nós vamos debater sobre como usar corretamente os agrotóxicos. Sobre a importância de notificar corretamente as doenças vindas dos agrotóxicos. Ajuda-los a identificar e poderemos debater, como sociedade, essa questão do uso do agrotóxico que é tão importante hoje em dia”, enfatizou o promotor.
Às 8:30h acontecerá a abertura com composição da mesa. Às 9h terá a primeira palestra que será sobre a importância das notificações de intoxicação exógenas por agrotóxicos. Às 9:30h outra palestra abordará a atuação do Ministério Público sobre uso de agrotóxicos na sociedade. Às 10h a palestra seguinte terá como tema a competência e atribuições do Lacen-Pa nos programas para as pesquisas de agrotóxicos. O evento seguirá ainda com a abertura para os questionamentos da plateia e representantes de outras instituições, às 10:30h. E às 11h está previsto o encerramento das atividades na parte da manhã.
O Fórum continuará no período da tarde com a Oficina ministrada pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde: ACS, ACE, Médicos e Enfermeiros, juntos com a equipe da SESPA.
A Promotoria de Justiça Agrária da 4ª Região abrange os municípios da Região como Uruará e Placas, entre outros.