Quarta, 11 de Setembro de 2024
22°C 39°C
Uruará, PA
Publicidade

Aneel aprova redução na conta de energia dos consumidores no Pará

Medida foi aprovada durante reunição da Aneel nesta terça (6) e entra em vigor a partir desta quarta (7)

07/08/2024 às 08h26
Por: Joabe Reis Fonte: Da redação
Compartilhe:
Aneel aprova redução na conta de energia dos consumidores no Pará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (6), uma redução de 2,63% nas tarifas dos consumidores residenciais atendidos pela Equatorial Pará. A medida entra em vigor a partir desta quarta (7).

Os fatores que mais impactaram na redução da tarifa foram os custos com compra de energia, distribuição e componentes financeiros. Confira abaixo a redução dividida por classe de consumo:

  • Baixa tensão em média: - 2,66%
  • Alta tensão em média: - 7,24%
  • Efeito Médio para o consumidor: - 3,56%

A decisão da Aneel vai impactar cerca de três milhões de unidades consumidoras nos 144 municípios do Pará. O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP).

Segundo a Equatorial, o procedimento ocorre anualmente no setor elétrico brasileiro, estando previsto na regulamentação da Aneel, no contrato de concessão da Equatorial Pará e de todas as distribuidoras do país.

"O reajuste é um processo conduzido e o índice é definido pela Aneel para manter atualizado o valor das tarifas, frente a variação da inflação e do custo com a compra de energia, com a transmissão e encargos setoriais", informou a concessionária.

Revisão da tarifa

Na tarde desta terça (6), o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu com Sandoval Feitosa, diretor-geral da entidade reguladora, e Agnes da Costa, também diretora. Helder afirmou que é um dia importante para a população.

Durante a audiência, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica reconheceu que os paraenses pagam a energia elétrica com índices acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M).

"Hoje é um dia muito importante para uma causa que tem trazido muitas dificuldades para a população do Pará, que é a da redução do custo da energia, seja domiciliar, para as residências de todos nós, paraenses, seja também para o setor produtivo", comemorou o governador.

O Defensor Público do Pará e presidente em exercício do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa), Cássio Bitar, e o consultor do Concepa, professor Carlindo Lins, também estiveram na sede da Aneel nesta terça (6).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias