Faleceu nesta quinta-feira, em hospital de Santarém, o pioneiro do município de Medicilândia, Cristóvão Alves de Oliveira, conhecido como Totody. O mesmo estava hospitalizado em Santarém onde há vários meses fazia tratamento de um câncer no pescoço.
Cristóvão foi cacauicultor no município de Medicilândia e era bastante conhecido no município.
O corpo do pioneiro deve chagar ainda nesta quinta-feira à cidade de Medicilândia para ser velado e posteriormente sepultado.
Nossas condolências aos familiares e amigos.
Câncer de cabeça e pescoço
O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são descobertos já em estágio avançado devido à falta de informação das pessoas sobre a doença. Por isso, a importância de se alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e de reconhecer os fatores de risco da doença.
O câncer de cabeça e pescoço se refere a qualquer tumor que se desenvolve nessas regiões.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e é o quinto entre os homens, com cerca de 10 mil mortes por ano no país.
O tabaco é responsável por 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta em 5 vezes o risco para câncer nessa região. A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral, por exemplo.
Os sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço variam de acordo com a região afetada. Eles podem ser:
Manchas brancas ou avermelhadas na boca, que podem ser acompanhadas de dor e sangramento; Feridas na boca que não cicatrizam; Nódulo no pescoço, que pode ser sentido ao apalpar; Rouquidão e/ou alteração na voz por mais de 15 dias; Dor de garganta que persiste mesmo com medicamentos; Tosse persistente; Dor ou dificuldade para engolir e/ou respirar; Dor no ouvido; Dor de cabeça.
Esses sinais e sintomas são comuns em diversas outras doenças. Apresentá-los não significa, necessariamente, a presença de câncer. Mas é essencial procurar o médico para que ele possa fazer a avaliação adequada e evitar um possível diagnóstico tardio.
Colaborou com informações, Elineu Lobato, de Medicilândia