Uma criança de 3 anos de idade foi encontrada desacordada na tarde desse domingo, 18/08, na cidade de Vitória do Xingu (PA). A menina foi localizada dentro de um balde de 20 litros, no banheiro de uma residência ao lado da casa dos pais, no bairro Nova Conquista. Os médicos que a atenderam suspeitam que ela tenha sido vítima de abuso sexual.
De acordo com informações da família, após o almoço, o pai da criança, Elizeu dos Santos, deitou-se com a filha na sala de casa. Elizeu acabou dormindo e acordou com o desespero da esposa, que estava com a criança desacordada em seus braços.
A menina foi imediatamente levada ao hospital municipal para receber atendimento médico. Segundo Elizeu, o médico informou que há fortes indícios de que a criança tenha sido violentada sexualmente.
Ainda abalado, o pai da criança relatou aos policiais que suspeita de um vizinho, identificado como Wilian Moraes, que sofre de problemas mentais, como o possível autor do crime. A criança foi encontrada no banheiro da casa de Wilian, e o próprio vizinho teria alertado a mãe sobre o ocorrido.
Os pais da criança compareceram à delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.
Wilian Moraes, acusado de cometer o crime, apresentou-se voluntariamente à delegacia e foi detido. Uma equipe da polícia, acompanhada pelos pais da vítima, foram até a casa do suspeito para fazer uma perícia no local do crime.
Indignados com a situação, na noite desse domingo populares se reuniram em frente à delegacia para exigir justiça. Como forma de protesto, esvaziaram parcialmente os pneus das viaturas das polícias Civil e Militar.
População na frente da Delegacia de Polícia
Após ser atendida no Hospital Municipal de Vitória do Xingu, a menina foi transferida para o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. Segundo a família, o estado de saúde dela é grave.
O caso está sob investigação da Polícia Civil de Vitória do Xingu.
Segundo informações apuradas, o autor teria confessado o crime e dito a polícia que introduziu o dedo no ânus da criança enquanto colocava ela com a cabeça dentro do balde para a mesma não gritar.
Circula nas redes sociais esta imagem do suspeito de cometer o crime
O suspeito de praticar o crime já está no presídio de Vitória do Xingu.
A menina não resistiu a gravidade da violência e faleceu na tarde desta segunda-feira, 19.
Com informações dos jornalistas, Sirley de Jesus e Wilson Soares, do portal A Voz do Xingu