Os candidatos aprovados no CNH Pai D'égua, programa social do Governo do Estado, devem comparecer a Agência do Detran em Uruará (PA) para realizar a matrícula. Os aprovados se enquadram nos critérios estabelecidos pelo programa e farão a emissão da Carteira Nacional de Habilitação totalmente de graça, sem precisar pagar autoescola e nenhuma taxa de serviço do Detran durante todo o processo de habilitação.
O gerente da Agência do Detran em Uruará, Gerezinho Marciel, fala sobre os prazos e dias de atendimento. “A Agência do Detran de Uruará estará aberta diariamente das 9h às 17 horas até o dia 19 de setembro, inclusive, nos dias de sábado (14) e domingo (15), para atender os candidatos aprovados no programa CNH Pai D'égua do governo do estado. Informamos ainda que o candidato que não comparecer para validar a sua inscrição, estará desclassificado. Por tanto, pedimos a todos que compareçam para validar a matrícula e receber esse benefício do governo do estado, que é a CNH Pai D'égua, CNH grátis para a população que mais precisa”, destacou.
O CNH Pai D'égua é um programa do governo do Estado, coordenado pelo Detran, e destina-se às pessoas de baixa renda. O objetivo é assegurar aos beneficiários, mais oportunidades de trabalho e incremento da renda familiar. Através do programa, o beneficiário aprovado poderá tirar a CNH totalmente gratuita, com todos os custos pagos pelo governo do estado.
O período de matrículas nas regiões do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós segue até o dia 19 deste mês. Depois, os candidatos farão os exames e aulas solicitados pelo Detran, além das provas teórica e prática, para garantirem a emissão gratuita da CNH.
Nesta etapa, cada candidato recebeu um e-mail com a data, horário e local de apresentação para a realização da matrícula. Devem ser apresentados os seguintes documentos (original e cópia): Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria, CPF, Comprovante de residência atualizado, certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitidas pela Polícia Civil do Estado do Pará, com vencimento de 90 dias.
Após apresentar os documentos e realizar um cadastro, o candidato fará a coleta biométrica e agendar os exames médicos. A matrícula é a primeira etapa do processo de habilitação no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).