O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as obras de construção da Ponte do Xingu, que vai ligar os municípios paraenses de Anapu e Vitória do Xingu, na rodovia Transamazônica, facilitando a mobilidade e o transporte de cargas e pessoas na região. A autarquia executa a fundação da Obra de Arte Especial (OAE), realizando a concretagem estrutural da ponte.
O trajeto, atualmente, é feito por meio de balsas. Quando concluídos, os mais de 700 metros de extensão do empreendimento serão um importante segmento para a melhoria logística da BR-230/PA, a Transamazônica.
A construção da Obra de Arte Especial (OAE) é valorosa, ainda, para o escoamento da produção na região, além de trazer impactos positivos para o comércio, o desenvolvimento econômico e à população da região, diminuindo significativamente o tempo de travessia e dando mais segurança a quem precisa cruzar o rio Xingu.
O investimento no empreendimento, no km 571 da BR-230/PA, passa dos R$ 350 milhões. O projeto prevê a construção de uma ponte estaiada, com 424 metros de vão central, que permitirá a manutenção da navegabilidade do rio.
Com informações de A Voz do Xingu