A equipe de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Uruará (PA) conseguiu prender em flagrante quatro indivíduos suspeitos de praticarem assaltos com emprego de arma de fogo e arma branca do tipo faca, na cidade de Uruará. Pelo menos duas mulheres foram vítimas dos criminosos.
As prisões ocorreram após ser iniciada a Operação “Tolerância Zero”, cuja visa combater crimes de roubos que passaram a ocorrer nos últimos dias em alguns bairros de Uruará, bem como o cumprimento de mandados de prisão decretados pela Justiça.
Em um dos assaltos ocorridos, na noite de domingo, 22/09, a vítima foi abordada pelo assaltante, em via pública do Bairro Progresso, que de posse de arma de fogo o criminoso subtraiu o celular da mulher.
Objetos e armas apreendidos
Já na tarde desta sexta-feira, 27/09, dois dos criminosos assaltaram uma mulher também em via pública da cidade e roubaram a bolsa dela com 80 reais em dinheiro, celular e cartões de banco.
Ambas as vítimas registraram o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, o que possibilitou a polícia realizar o trabalho investigativo resultando na prisão dos quatro maus elementos.
O trabalho policial
A equipe da Polícia Civil após tomar conhecimento através do boletim de ocorrência sobre o roubo praticado por dois indivíduos, com emprego de arma de fogo, ocorrido durante a tarde desta sexta-feira, saiu em deslocamento em busca dos suspeitos e ao seguir pela Rua das Mangueiras, avistou um homem, com as características indicadas pela vítima, o qual adentrou um terreno baldio em fuga ao avistar a viatura policial. No momento da abordagem já foi encontrado em posso do suspeito um cartão de crédito Nubank pertencente a vítima. O indivíduo foi identificado como sendo o nacional, Marcos Pereira da Silva, o qual já foi indiciado três vezes por crimes contra o patrimônio, incluindo roubo, mas responde aos processos em liberdade.
Após a equipe policial realizar a abordagem o suspeito indicou que teria praticado o roubo em companhia do comparsa de vulgo “Bagdá” e que a motocicleta e os demais pertencentes da vítima estariam numa casa situada na Rua Nova, no Bairro Baixada.
Quando a viatura policial se aproximou do endereço indicado pelo suspeito já preso, dois sujeitos foram avistados fugindo pelos fundos da casa. Ao fugirem eles jogaram dois celulares nos fundos da residência, mas os mesmos foram capturados antes de conseguirem acessar o imóvel vizinho. Os dois indivíduos foram identificados como sendo o nacional, Flávio de Souza, e o nacional, Gilmarcos Santos. Na mesma ação os policiais conseguiram também avistar, ainda de fora da casa, a motocicleta supostamente utilizada no crime, bem como o suspeito conhecido como “Bagdá”. Foi dado ordem de parada, mas tendo ele resistido a abordagem, os policiais precisaram usar a força para a revista policial.
Durante a busca pessoal, foi encontrado um cartão do banco Bradesco levado da vítima próximo ao suspeito “Bagdá”, sendo então iniciadas buscas pelo imóvel, onde ainda foi encontrada uma arma de fogo numa bolsa, na qual estavam os demais pertences da vítima.
Logo a equipe policial identificou “Bagdá” como sendo o nacional, Paulo Alex Pantoja Gutson, o qual é conhecido como suposto integrante de facção criminosa e responde a processos por roubo majorado e tráfico de drogas em Tailândia e na Vara de Organização Criminosa de Belém.
Suspeitos presos
Após a equipe da Polícia Civil manter contato com outra vítima de roubo, a mesma fez o reconhecimento de “Bagdá” como sendo a pessoa que lhe assaltou no domingo, 22/09/, durante a noite, usando arma de fogo com características parecidas com a apreendida na residência.
Diante dos fatos os suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
Os pertences da vítima, como a bolsa e cartões bancários, foram recuperados pela polícia.
A Polícia Civil informou que possivelmente há outras vítimas de assaltos praticados pelos suspeitos, mas que até o momento os boletins de ocorrência não foram registrados. Vale ressaltar a grande importância que tem de a vítima fazer o registro do Boletim de Ocorrência para ajudar a polícia a tirar os criminosos de circulação.
Os nacionais Paulo e Marcos foram autuados em flagrante por roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas e a prisão preventiva dos dois já foi decretada pelo Poder Judiciário. Já os nacionais Fávio e Gilmarcos foram autuados por associação criminosa, cujos flagrantes já foram homologados. Ambos estão a disposição da justiça.