Faleceu nesse domingo, 27/10, em Boa Vista (RR), o pioneiro da Transamazônica na região de Brasil Novo (PA), Marcondes Duarte de Sousa, de 77 anos. Ele estava hospitalizado fazendo tratamento de um câncer no fígado que acabou causando sua morte. As informações são de um familiar que reside em Uruará.
Cearense de Nascimento, Marcondes chegou ao Pará quando a rodovia Transamazônica estava sendo construída ainda na região de Altamira, inclusive ele ajudou na retirada da floresta para a construção de onde é hoje a cidade de Brasil Novo. O pioneiro saiu do Ceará por causa da seca terrível na época, se mudou para o Pará e morou por muito tempo no km 70, município de Brasil Novo. Depois se mudou para a beira do Rio Cupari no município de Rurópolis. E atualmente Marcondes era morador do município de Itaituba.
O corpo do pioneiro será sepultado em Boa Vista, onde os filhos do mesmo se encontram para fazer a despedida às 17 horas desta segunda-feira, 28/10.
O pioneiro deixa 7 filhos, 10 netos e 9 bisnetos.
Câncer no fígado
Segundo o Instituto Vencer o Câncer, majoritariamente, o câncer do fígado origina-se de processos que levam a inflamação crônica do fígado, destacando-se a hepatite e cirrose induzidos por etilismo, infecções pelos vírus da hepatite B e C e uma inflamação gordurosa do fígado.
O câncer no fígado geralmente começa como um nódulo isolado ou como nódulos múltiplos no interior do órgão. Nas fases iniciais, o crescimento costuma ser lento e assintomático, de modo que, quando o diagnóstico é feito, a doença pode já se encontrar em estágio avançado, comprometendo áreas extensas.
Saiba mais informações sobre essa doença acessando o portal do Instituto Vencer o Câncer clicando AQUI.