Um ato de agressão ao meio ambiente urbano e de desrespeito a moradores, que vinha sendo praticado por diversas pessoas, as quais jogavam lixo, entulhos e restos de animais mortos na rua que dá acesso ao Bairro Santo Antônio, na zona norte da cidade de Uruará (PA), parece está finalmente sendo combatido. Segundo nos informou a proprietária do loteamento, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente se comprometeu e disse que irá resolver o problema e também irá colocar placas no local.
Ainda segundo informou a proprietária do loteamento, o lixão do local está sendo retirado. “Nós estávamos sofrendo muito com o fato de as pessoas estarem jogando lixo as margens da rua que inclusive dá acesso ao nosso quintal. Nós abrimos essa rua para ajudar os moradores do loteamento. Nós registramos ela. E atualmente nós estamos tendo muita dificuldade com essas pessoas que estão descartando lixo, entulhos e restos de animais mortos e está uma calamidade. Já lutamos e já fizemos de tudo e agora a gente se empenhou mais na divulgação, procuramos o site Gazeta (Real), fomos na secretaria do meio ambiente. E agora nós estamos nessa luta da retirada do lixo e a prefeitura está dando suporte. É um trabalho muito demorado porque tem muito lixo nos dois lados da rua e no lado de cima, então vai demorar alguns dias para retirar (tudo). E nós estamos aqui pedindo para que as pessoas que tenham consciência para não jogar lixo ali porque ali não é lixão, não é local de descartar lixo. Porque além de prejudicar as pessoas que passam lá, as pessoas estão reclamando de muita carniça, os nossos cachorros quando fogem do quintal vão direto para o local (por causa do lixo). E agora com apoio que a gente está recebendo está amenizando um pouquinho”, disse a proprietária.
As ações da secretaria municipal acontecem após a denúncia feita a nossa reportagem pela proprietária do loteamento, no dia 22 de outubro de 2024. Na denúncia os proprietários do loteamento diziam que estava insuportável o local de tanto lixo, de tanta carniça. Veja a matéria que publicamos clicando AQUI.
O descarte de lixo, de entulhos e de restos de animais mortos estava sendo feito na Rua Acesso dos Pioneiros, que dá acesso ao Bairro Santo Antônio.
Uma pessoa foi flagrada tentando descartar lixo no local no momento em que estava sendo feito o trabalho de limpeza
O apelo continua para que a prática seja descontinuada e que as pessoas habituadas em tal atitude incorreta, possam encontrar outra forma legal para descartar o lixo, animais mortos e entulhos.