O Delegado do Serviço Militar, 1º Tenente Sandro, conversou com a nossa reportagem e falou sobre o objetivo da visita de orientação técnica, que ocorreu nessa quarta-feira, 06/11, na Junta Do Serviço Militar de Uruará (PA). “Fui bem recebido aqui pelo Aquilino e pelo Erinaldo”, disse o 1º Tenente do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, sediado em Santarém (PA).
Objetivo da visita
“O objetivo da visita de orientação técnica é verificar como estão as instalações da Junta do Serviço Militar. Ver como estão os diversos processos que são produzidos aqui. Nós sabemos que a Junta ela tem uma função extremamente importante no município. A vida ‘funcional’, digamos assim, do jovem começa na Junta do Serviço Militar”, destaca Sandro.
Importância do Serviço Militar
“Aquele jovem que não está em dias com suas obrigações militares ele não consegue tirar um passaporte, ele não consegue prestar um concurso público, ele não consegue assumir um cargo público, ele não consegue fazer matrícula na faculdade, ele não consegue se cadastrar no INSS para fins de previdência. Enfim, aquele jovem que não está em dias com suas obrigações militares ele tem algumas consequências, e a minha visita também é de orientação com relação a isso. Então, aquele jovem que está completando 18 anos, exemplo, a classe desse ano aqui é a classe de quem nasceu em 2006. Então esse jovem tem que comparecer aqui na Junta em qualquer período do ano para fazer o seu alistamento e ficar em dia com as suas obrigações militares. Mas quem perdeu o prazo e já tem mais de 18 anos também pode vir aqui na Junta e regularizar a sua situação”, informou o tenente do exército.
Posse do novo presidente da Junta Militar
“O presidente da Junta do Serviço Militar, que é o prefeito municipal, ele tem que investir na Junta do Serviço Militar. Vamos conversar com o presidente da Junta e com o secretário que é para a gente melhorar ainda mais as instalações e o atendimento da Junta do Serviço Militar (de Uruará), tudo isso está previsto em normas técnicas. E tem um rito previsto nas normas técnicas com relação a posse do novo presidente (próximo prefeito de Uruará) da Junta do Serviço Militar e isso deve acontecer no ano que vem, mas nós não temos uma data ainda para esse procedimento, no entanto vai acontecer em 2025”, enfatizou o delegado.
Município de Uruará é não tributável, o que significa?
“Eu queria deixar um recado aqui para os jovens, aqui (Uruará) é um município não tributável, o que significa que o jovem que se alista aqui ele é dispensado do serviço militar automaticamente. Mas aquele jovem que tem o pendor para o serviço militar que nós temos os concursos militares, então nós temos a forma de ingressar através de concurso. O jovem que quer servir, que ele procure aqui a Junta do Serviço Militar, fale com seu Aquilino, entre no site do exército brasileiro para se inscrever no concurso e ingressar no serviço militar através de concurso”, finalizou Sandro.