A diplomação de candidatos eleitos é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes, pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A Justiça Eleitoral através do Cartório Eleitoral de Uruará (PA) confirmou para o dia 4 de dezembro (de 2024) a realização da cerimônia de diplomação dos eleitos e suplentes em Uruará. A Sessão Solene ocorrerá às 18 horas na Câmara Municipal de Uruará. Serão diplomados 13 vereadores (sendo 12 homens e 1 mulher) e suplentes, além do prefeito e vice-prefeita. Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025.
A partir da diplomação, a candidata e o candidato eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos.
De acordo com o artigo 215 do Código Eleitoral, no diploma deve constar o nome da pessoa eleita, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual se elegeu ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juízo ou do tribunal eleitoral.