As melhores amêndoas de cacau de origem do Brasil foram conhecidas na noite dessa quinta-feira, 28 de novembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). O Pará subiu mais uma vez no pódio e levou o primeiro lugar na categoria varietal. A produtora Miriam Federicci, de Medicilândia, conquistou o primeiro lugar como a melhor amêndoa na categoria varietal. O produtor de Medicilândia, Robson Brogni, ficou em terceiro lugar na categoria mistura.
Além do Pará, foram premiados os produtores dos estados de Rondônia e da Bahia. O Concurso Nacional de Cacau Especial - Qualidade e Sustentabilidade – reuniu os produtores finalistas e também representantes de órgãos públicos e instituições privadas, além dos membros do grupo organizadores do concurso.
O evento recebeu aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau) em uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau intitulado como Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (Cic) em parceria com a Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A coordenação local do evento é da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
O cacau tem dado projeção ao Pará, que se tornou referência na cacauicultura sustentável.
Vencedores
Categoria Varietal
1ª lugar – Miriam Aparecida Federicci- Pará
2º lugar- Luciano Ramos Lima – Bahia
3º lugar - Mauro Celso Tauffer – Rondônia
Categoria Mistura
1º lugar- Agrícola Cantagalo Ltda - Bahia
2º lugar- Mauro Celso Tauffer – Rondônia
3º lugar- Robson Brogni - Pará.
As informações são da Agência Pará.