A cidade de Uruará (PA) amanheceu coberta por uma cortina densa de fumaça, neste sábado, 30 de novembro de 2024. A respiração humana ficou prejudicada em plena Amazônia brasileira. Em décadas passadas, quem diria que a poluição do ar pudesse algum dia afetar tanto assim, no meio do pulmão do mundo. As causas dessa sufocante fumança atingindo a região de Uruará ainda não estão esclarecidas, onde se origina e quem é o autor das queimadas, pelo menos ainda não foram reveladas a público pelos órgãos ambientais.
Há relatos de populares de que muitas queimadas estão sendo feitas ao longo da PA-370, entre outras localidades.
A fumaça já afeta o céu de Uruará há mais de 1 mês, mas especificamente neste sábado, 30, a poluição do ar ficou mais intensa, com a fumaça até invadindo os lares.
Uma clínica particular da cidade informou recentemente que tem surgido muitas pessoas buscando a unidade de saúde apresentando problemas respiratórios, possivelmente decorrentes dessa fumação. Mas segundo apurou a reportagem, no Hospital Municipal ainda não houve internações por causa desse fator.
O governo municipal ainda não divulgou se vai baixar algum decreto sobre a situação da fumaça, a qual deixa o ar a beira do irrespirável.
Quais medidas serão tomadas para por um fim nessa nuvem colossal de fumaça que cobre o céu das cidades da região oeste do Pará?