Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo, 22 de dezembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul, deixando os 10 ocupantes mortos. A aeronave levava o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele.
Luiz pilotava o avião, que seguia com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. A aeronave saiu do aeroporto de Canela, que faz divisa com Gramado. Ele voou apenas por cerca de 3 km e caiu minutos após a decolagem.
O avião caiu na área urbana da cidade, e atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Dezessete pessoas se feriram. A maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado fumaça. Duas delas, duas mulheres, estão em estado grave.
Empresário que morreu no acidente
O avião estava em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, administrador de empresas e filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. Atualmente, ele gerenciava a empresa Galeazzi e Associados.
Em entrevista coletiva realizada no início da tarde deste domingo, autoridades confirmaram a morte das 10 pessoas no acidente aéreo. Também foi confirmada a identidade do piloto e proprietário do avião, Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, entre as vítimas. Além dele, estavam na aeronave sua esposa e suas três filhas, assim como sogra, a cunhada e seu marido, com os dois filhos do casal.
O avião turbo-hélice de prefixo PL-MBN, pilotado por Galeazzi, decolou do Aeroporto de Canela às 9h12min com destino a São Paulo. Entretanto, por condições ainda desconhecidas, caiu a poucos quilômetros do aeroporto, após colidir primeiramente com a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja e uma pousada.
Câmeras de segurança do Aeroclube de Canela, no Rio Grande do Sul, registraram o momento em que o avião de pequeno, que caiu minutos depois em Gramado, se prepara para decolar com destino a Florianópolis.
O avião (no interior do círculo branco) antes de decolar
O avião se trata de um bimotor Piper PA-42 Cheyenne, com capacidade para até 10 pessoas.
As informações são do G1 e do R7