O perceptível aumento de indivíduos realizando manobras mirabolantes no trânsito da cidade de Uruará (PA), como empinar moto, e usando descargas barulhentas, tem causado grande perturbação a população de bem, deste modo diversas denúncias e reclamações chegaram até aos órgãos de segurança pública.
Na noite dessa sexta-feira, 27 de dezembro, a equipe de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Uruará (DEPOL), contando com o apoio das Guarnições do Fiscal do 2° Turno e Polícia Mais Forte e Festas Seguras do 49º Batalhão de Polícia Militar, deflagrou a operação denominada "Operação Tolerância Zero” com o intuito de coibir a perturbação do sossego e direção de veículo automotor gerando perigo de dano à coletividade.
A operação teve início por volta das 21h na Avenida Ângelo Debiase, ao lado da Praça no centro urbano.
Veja mais imagens da oepração no vídeo abaixo:
Segundo a polícia, a operação ocorreu após várias denúncias da população as quais apontam a existência de um grupo de motoqueiros, inclusive adolescentes que, de forma organizada, passaram a promover perturbação do sossego no centro da cidade de Uruará e bairros periféricos, realizando ainda manobras de exibição, como empinar moto, infrações estas que vem causando grande transtorno aos moradores, prejudicando ainda o funcionamento de igrejas, hospital e até o funcionamento da Delegacia de Polícia, devido ao excesso de barulho que esses indivíduos com suas motocicletas acabam provocando. Fato que vem ocorrendo em maior intensidade desde a noite do Natal.
Durante a operação foram fiscalizados dezenas de condutores de motocicletas e prestada orientação sob os riscos de condução sem equipamentos de segurança, bem como sobre a vedação de descargas barulhentas. Também foram flagrados cinco indivíduos conduzindo motocicletas com escapamentos adulterados ou sem escapamento algum, os quais a polícia conduziu até a Depol para os procedimentos cabíveis.
Foram apreendidas no total quatorze motocicletas, todas com descarga adulterada e outras irregularidades, sendo os respectivos condutores intimados para comparecimento à Delegacia.
Motocicletas apreendidas
Em razão da quantidade de envolvidos e as constantes fugas durantes abordagens do tipo, foi necessário a utilização de algemas em relação a alguns dos envolvidos.
A Polícia Civil informou que é investigado ainda a existência de crimes de associação criminosa e corrupção de menores na prática combatida pela operação, buscando identificar lideranças e patrocinadores da respectiva associação criminosa. A Polícia Civil ressaltou ainda que age em conformidade e cumprimento a duas Recomendação do Ministério Público do Estado do Pará, tendo em vista que o Município registra alto índice de acidentes automobilísticos, que só em 2024 foram mais de 2.300 vítimas atendidas no Hospital Municipal e 17 homicídios no trânsito de janeiro a novembro.
Outra operação no trânsito, "Rolezinho de Natal”
Ainda essa semana as Polícias Civil e Militar em Uruará já haviam realizado a “Operação Rolezinho de Natal”, na qual resultou na prisão de cinco adultos e quatro adolescentes pela prática de perturbação do sossego alheio e/ou direção de veículo automotor gerando perigo de dano, sem possuir habilitação para dirigir.
Somando as duas operações, em três dias, foram apreendidas vinte e três motocicletas pelas Polícias Civil e Militar.
As ações das polícias no trânsito continuarão acontecendo no município de Uruará.