Empinar moto em via pública tem se tornado um ato constante praticado principalmente por pessoas jovens do sexo masculino, no trânsito da cidade de Uruará (PA). Tal prática configura crime conforme o artigo 244, inciso III, do CTB, sendo considerada uma infração gravíssima, cujas penalidades são bastante rígidas. O infrator pode pagar multa no valor de cerca de R$ 293,47, além de até poder responder criminalmente conforme o código penal brasileiro.
No dia 31 de dezembro de 2024 um jovem de 20 anos, não habilitado, acabou preso pela Polícia Civil na cidade de Uruará após o mesmo empinar moto em via pública e colidir com um carro. O acidente ocorreu no cruzamento da Rua Nova com a Avenida Pará, próximo a Praça do Cacau. O carro de passeio cruzava a avenida quando foi atingido pela moto que estava sendo empinada. O motorista teve algumas escoriações leves e a lateral do carro ficou danificada.
Segundo testemunhas, o condutor da motocicleta honda titan vermelha seguia empinando seu veículo pela Avenida Pará e não conseguiu frear, colidindo com o automóvel ford ka, prata que tentava cruzar a via.
A equipe do plantão na Delegacia de Polícia Civil foi acionada e no local realizou a prisão do condutor da motocicleta. O mesmo juntamente com a motocicleta, foi conduzido até a Delegacia de Polícia De Uruará para os procedimentos cabíveis. Na Delegacia o jovem foi autuado em flagrante pelo crime de Tentativa de Homicídio (art. DECRETO LEI 2848/1940 - CPB - CODIGO PENAL BRASILEIRO - PARTE ESPECIAL, 121, na forma tentada e artigos 308 e 309 do Código de Trânsito Brasileiro, (tentativa de homocidio e crimes de transito), já que ele assumiu o risco de causar a morte de alguém enquanto empinava a motocicleta em via pública.
A vítima que é habilitado, prestou depoimento e em seguida foi encaminhado para fezer exame de corpo de delito.
Segundo a polícia, o condutor da motocicleta é contumaz na prática de empinar motocicleta, inclusive mantêm em suas redes sociais, no perfil @rauldograu, imagens das manobras que ele pratica em via pública, empinando a mesma motocicleta envolvida no acidente acima mencionado e incentiva outros condutores. O mesmo já foi preso anteriormente pela mesma prática do “grau.
O jovem preso, durante uma de suas exibições em via pública - Imagem/Reprodução redes sociais
Ele permanece preso nesta quinta-feira, 02 de janeiro, na Delegacia de Polícia Civil a disposição da justiça.
O caso serve de alerta para os demais condutores de motocicletas que acham bonito sair empinando a moto em via pública.