Os parcos recursos, tanto estrutural quanto medicamentoso, cuja é a flagrante realidade do Hospital Municipal de Uruará (HMU), tem impossibilitado a realização de tratamentos em pacientes que necessitam de intervenções médicas de maior complexidade, como em casos de vítimas de acidentes com fraturas. E aí a situação recai sobre a necessidade de liberação de leito nos hospitais regionais, seja em Altamira, Itaituba ou Santarém. E esse é o sério drama que passa mais um morador do município de Uruará, o adolescente, Bruno Efrain Silva Pontes, de 16 anos. Ele é vítima de um acidente de trânsito ocorrido no travessão km 209 sul, zona rural de Uruará, no dia 1 de janeiro de 2025, quando então fraturou uma perna e agora está necessitando de um leito com urgência já que o mesmo também está com um coágulo na cabeça e possivelmente precisará ser entubado.
A perna fraturada do adolescente. Imagem autorizada pela família
A família de Bruno faz apelo pela liberação do leito. A Beatriz, irmã do adolescente, falou a nossa reportagem em nome da família. “O Bruno sofreu uma fratura exposta na perna esquerda e em vários lugares, e ele também está com um coágulo na cabeça. Ele está sentindo muita dor. Sente dor nos olhos e quando ele acorda ele acorda variando. Ele precisa muito de um leito (no hospital Regional) com urgência e eu quero aqui pedir e fazer um apelo a todas as autoridades que possam fazer alguma coisa e com urgência. Apelo pela vida do meu irmão, pois o médico já viu até a possibilidade de sedar ele, mas como o hospital (HMU) não tem recursos pra isso e se ele precisar ser entubado aqui em Uruará a gente não consegue isso. Então a gente apela pela ajuda de alguma autoridade que possa ajudar a gente. A gente agradece, pois o meu irmão está muito mal no hospital”, disse Beatriz.
O adolescente no dia do acidente. Imagem autorizada e nos enviada pela família
A família reconhece o esforço dos profissionais do HMU e que os médicos tem feito tudo que está ao alcance deles, mas que lamentavelmente não há recursos no hospital que possibilitem aos médicos fazer algo a mais.
"Autoridades, ajudem a agilizar a liberação de leito com urgência para esse adolescente", também fazemos aqui este apelo.
No acidente o jovem identificado como sendo o nacional, Alisson Varge Lima, de 23 anos, acabou morrendo após a colisão entre uma caminhonete e a moto na qual ele estava. O acidente ocorreu nessa quarta-feira, 1 de janeiro de 2025, no travessão km 209 sul, a cerca de 39 km da faixa (rodovia Transamazônica). Sob forte comoção o corpo de Alissom foi sepultado na tarde dessa quinta-feira, 02.
Veja a matéria que publicamos sobre o sinistro clicando AQUI.
Entramos em contato com a direção do HMU para comentar sobre o caso e aguardamos retorno.