O município de Uruará (PA) gerou 133 empregos formais no mês de janeiro de 2025, mas também demitiu 113 trabalhadores, o que resultou num resultado positivo de apenas 20 empregos criados com carteira de trabalho assinada no período. Dos cinco setores pesquisados o setor do comércio foi o que mais demitiu, um total de 48 desligamentos, e contratou apenas 38 funcionários, ficando com saldo negativo. Os dados são do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e foram divulgados nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, pelo Ministério do Trabalho.
No mês de janeiro, quatro atividades econômicas das cinco pesquisadas, registraram saldos positivos. O setor da agropecuária que contratou 23 funcionários, demitiu 21 e teve saldo positivo de 2 empregos gerados. O setor da construção que teve 5 admissões e 3 desligamentos, tendo saldo de 2 empregos com carteira assinada criados. O setor da indústria, que foi o que mais gerou emprego no período na relação admissão e demissão, contratando 33 trabalhadores e demitindo apenas 9 funcionários, ficando com saldo positivo de 24 empregos gerados. E o setor de serviços que contratou 34 funcionários, mas demitiu 32 trabalhadores, resultando em saldo positivo de apenas 2 empregos gerados.
Já o comércio ficou no negativo, contratou 38 trabalhadores, mas demitiu 48 e teve saldo negativo de 10 postos de trabalhos fechados.
No município as mulheres tiveram saldo negativo em relação a novas vagas de empregos geradas, foram 16 contratações e 35 demissões, com saldo de 19 postos de trabalho encerrados. Os homens registaram saldo positivo, sendo 22 admissões, 13 demissões e saldo de 9 novos empregos criados.