A rodovia Pa-370 ficou interdidata nesta terça-feira, 18 de março, no município de Uruará (PA), após um protesto de pessoas contrárias a atuação do IBAMA e Força Nacional que apreendeu na semana passada cerca de 200 cabeças de gado numa fazenda que seria considerada área embargada pelo órgão ambiental federal e depois de mais uma apreensão de gado ocorrida nesta terça-feira (18), também de uma área considerada embargada. O bloqueio da rodovia acontece no km 110 e para trancar o trânsito os manifestantes derrubaram de motossera uma castanheira centenária. Nenhum tipo de veículo consegue passar pelo local. A localidade onde o protesto acontece é conhecida como Chapadão.
Diversos vereadores o prefeito de Uruará foram ao ponto onde ocorrer o protesto para tentar amenizar a situação que ficou tensa. A Força Nacional e o IBAMA estão na referida propriedade que seria pertencente a um grande fazendeiro da região.
Filas de veículos já se formam de ambos os lados do protesto. Carretas com gaiolas que seriam para transportar o gado também estão paradas impedidas de continuarem o trajeto.
Estamos apurando mais detalhes.
Tronco da castanheira que foi derrubada
Até o momento desta publicação, o trânsito continuava bloqueado no local.