Segunda, 28 de Abril de 2025
21°C 31°C
Uruará, PA
Publicidade

Uruará: Falece aos 77 anos o ouvinte da Rádio Regional, Nedin Martins, vítima de câncer

Nedin era ouvinte assíduo do programa Regional Comunidade e do Jornal O Regional, apresentado por Joabe Reis

Joabe Reis
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
12/04/2025 às 10h55 Atualizada em 14/04/2025 às 10h31
Uruará: Falece aos 77 anos o ouvinte da Rádio Regional, Nedin Martins, vítima de câncer
Nedin Martins

Faleceu no início da manhã deste sábado, 12 de abril de 2025, o morador de Uruará (PA), Nedin Custódio Martins, aos 77 anos, vítima de câncer de próstata. O falecimento aconteceu no Hospital Municipal de Uruará (HMU) por volta das 5 horas da manhã.

Morador da Rua 13 de Maio, no Bairro Boa Esperança, Nedin era ouvinte assíduo do Programa Regional Comunidade e Jornal O Regional (apresentados por Joabe Reis) da rádio Regional 91.3 FM de Uruará. Ele lutava contra o câncer desde 2024. Sempre ia para a cidade de Santarém (PA) fazer o tratamento, mas nunca deixava de participar do programa da rádio. Ouça no vídeo abaixo os áudios de algumas das participações dele no programa enviadas no mês de março de 2025:

Natural do estado de Minas Gerais, Nedin chegou ao município de Uruará no ano de 1981 e primeiramente morou no travessão km 160, depois mudou-se para a sede do município onde residiu até o dia de sua derradeira viagem.

Um homem do bem que vai deixar muita saudade nos corações de familiares e de todas as pessoas que o conheciam. “Estou extremamente triste com a partida do seu Nedin. Ele era sempre muito gentil comigo todas as vezes que participou do programa. Mas ele descansou de dura batalha que vinha travando contra essa severa doença. Tenho certeza que ele combateu o bom combate. Terminou a corrida e guardou a fé. Agora me está reservado a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, lhe dará naquele dia, como está escrito na bíblia em 2 Timóteo 4:7-8”, disse Joabe Reis.

O corpo de Nedin estará sendo velado na igreja Adventista do Bairro Aeroporto e será sepultado após as 8 horas da manhã deste domingo, 13 de abril, no cemitério municipal.

Nossas condolências a todos os familiares.

CÂNCER DE PRÓSTATA

câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 41 morrerá da doença. Ele é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de pulmão.

A próstata é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Por seu interior, passa a uretra, detalhe anatômico que explica o motivo das alterações prostáticas originarem dificuldade para urinar, queixa comum nos homens com mais de 50 anos. Na maioria dos casos, essa dificuldade é causada pelo crescimento benigno da próstata, que ocorre com o avançar da idade e recebe o nome de hiperplasia prostática benigna.

A prevenção do câncer de próstata envolve uma combinação de estratégias que incluem a adoção de hábitos saudáveis, a realização de exames regulares e a conscientização sobre os fatores de risco. Embora não seja possível prevenir completamente o câncer de próstata, seguir essas recomendações pode reduzir significativamente o risco e aumentar as chances de detecção precoce.

Alimentação balanceada

Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. Alimentos ricos em antioxidantes, como tomates (ricos em licopeno), brócolis, chá verde e peixes ricos em ômega-3, são particularmente benéficos. Evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas, bem como de alimentos ricos em gorduras saturadas, também é recomendado.

Manutenção do peso saudável

A obesidade está associada a um risco aumentado de câncer de próstata agressivo. Manter um peso corporal saudável por meio de uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos é fundamental para a prevenção. O controle do peso não só reduz o risco de câncer de próstata, mas também de outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Exercício físico regular

A prática regular de exercícios físicos está associada a uma redução no risco de câncer de próstata. Atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação podem ajudar a manter um peso saudável e melhorar a saúde geral. O exercício também pode ajudar a reduzir os níveis de hormônios que podem estimular o crescimento do câncer.

Leia mais sobre câncer de próstata em https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata-o-que-e/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias