Nesta terça-feira, 13 de maio, é feriado no município de Uruará (PA), em razão do Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora de Fátima.
O feriado municipal de 13 de maio em alusão a Padroeira do Município foi criado pela Lei Municipal de nº 325 de 18 de junho do ano de 2004, sendo aprovada pelos vereadores na Câmara Municipal de Uruará e sancionada pelo então prefeito na época, Mário Lobo.
A referida lei dispõe sobre os 2 únicos feriados municipais do município de Uruará que são: 13 de maio (Dia da Padroeira do Município) e 13 de setembro (aniversário do município).
Nesta terça-feira (13) os órgãos municipais não funcionam, como prefeitura, secretarias, escolas e outras repartições. As agências bancárias da cidade também estarão fechadas nesta terça, dia 13. As casas lotéricas abrirão apenas pela parte da manhã.
Algumas lojas também não abrirão na cidade, outras funcionarão até as 12 horas, assim como os demais estabelecimentos comerciais e academias de ginástica/malhação. Geralmente ficam abertos os pequenos estabelecimentos chamados de familiares (comércio onde trabalham apenas pessoas da mesma família).
Segundo o Padre Jeová, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Uruará, esta é uma data comemorativa à comunidade católica. “No dia 13 de maio Nossa Senhora de Fátima apareceu em Portugal, no século XX, a três pastorezinhos, e como nossa cidade tem Fátima como padroeira, dedicamos a ela esta homenagem tão importante que, inclusive se tornou um dia de feriado Municipal”, explicou o pároco.