Nos 30 dias do quarto mês do ano, 109 trabalhadores que tinham carteira assinada perderam o emprego no município de Uruará (PA). Os dados do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nessa quarta-feira, 28 de maio, apontam 135 empregos formais gerados no mês de abril de 2025 em Uruará, enquanto o número de demitidos chegou a 109 trabalhadores. O saldo ficou positivo para 26 empregos com carteira de trabalho sendo assinada nesse período. Dos cinco setores pesquisados o setor do comércio foi o que mais demitiu, sendo um total de 44 desligamentos, mas contratou 52 funcionários, ficando com saldo positivo. O setor da agropecuária também demitiu bastante, foram 32 desligamentos.
Confira como a relação de empregados e desempregados ficou em cada setor
No mês de abril, apenas 2 atividades econômicas das cinco pesquisadas, registraram saldos negativos. O setor da indústria que contratou 7 funcionários, demitiu 9 e teve saldo negativo de 2 empregos encerrados. E o setor da construção que teve 3 admissões e demitiu 6 trabalhadores, saldo negativo de 3 empregos fechados. Já o setor de serviços contratou 19 trabalhadores e demitiu 18 funcionários, ficando com saldo positivo de 1 emprego gerado. O setor da agropecuária contratou 54 funcionários e demitiu 32 trabalhadores, o que resultou em saldo positivo de 22 empregos criados. E o setor do comércio teve 52 contratações contra 44 demissões, resultando no saldo positivo de 8 postos de trabalhos com carteira assinada sendo gerados.
No município a maioria dos demitidos foi do sexo masculino. Houve a demissão de 80 homens, no entanto o número de contratados foi de 96, saldo positivo em relação a novas vagas de empregos geradas ficando em 16 novos empregados. Já para o sexo feminino os dados mostram que houve 39 contratações de mulheres e 29 demissões, saldo positivo de 10 mulheres empregadas.