Na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, teve início a Feira do Conhecimento na Escola Ângelo Debiase, em Uruará (PA). E para começar as atividades do evento educativo foi realizada uma cerimônia de homenagem aos pioneiros do município com a participação de várias personagens que contribuíram ativamente com a construção do que hoje é o município de Uruará.
Na cerimônia os pioneiros dialogaram com os discentes do 7º ano e 9º ano, quando eles puderam compartilhar as histórias da criação do município e reviver momentos passados nas décadas de 1970 e 1980.
Participaram da cerimônia como convidados pioneiros como Cirilo Nicolodi, Pedro Birro, seu Adão, a professora Irene, a professora Eleonora, e seu Antônio José. Durante suas falas os pioneiros enfatizaram a importância das crianças e adolescentes estudarem, aproveitando as facidades da atualidade, já que na época da colonização de Uruará as coisas eram muito difíceis.
“O nosso objetivo aqui é fazer com que os alunos conheçam a história do nosso município e dos pioneiros, na década de 70 e década de 80. O trabalho desse projeto foi feito praticamente pelos alunos e pelos pioneiros. E eu tive o apoio e a ajuda também de colegas de trabalho, da direção e da supervisão da escola”, destacou a professora Rosivânia Debiase que é filha do pioneiro do município de Uruará, o Ângelo Debiase o qual integrou o grupo de pessoas que batalharam e conquistaram a emancipação do município de Uruará.
“Eu sou filha de Ângelo Debiase com muita honra e o nome da escola é em homenagem ao meu pai. E eu fiz esse trabalho também para homenagear ele, mesmo ele não estando mais aqui com a gente, porque assim, ele tinha orgulho de ver os alunos crescer na educação, crescer profissionalmente e crescer no conhecimento”, finalizou.
Veja a na íntegra a fala dos pioneiros clicando AQUI.
A Feira do Conhecimento acontece em todas as escolas do município de Uruará. Em cada instituição está sendo abordado um tema.